Pagamento de 13º salário deve movimentar a economia

Pagamento de 13º salário deve movimentar a economia

O décimo terceiro salário é uma alegria para o trabalhador, mas não só para ele: a economia brasileira se beneficia muito desse dinheiro extra em dezembro

No dia 30 de novembro os trabalhadores que possuem carteira assinada estavam mais sorridentes e felizes. E isso tem um motivo muito claro: o depósito da primeira parcela do décimo terceiro. Já a segunda parcela deve ser paga pelas empresas até o dia 20 de dezembro.

Segundo a lei de 1985, todos os trabalhadores que atuaram por, no mínimo, 15 dias no serviço público ou privado com carteira assinada têm direito ao benefício.

Nessa primeira parcela paga em novembro, não há descontos de INSS e imposto de renda. Ou seja, se você recebe 5 mil reais mensais, nessa primeira parcela receberá exatamente metade desse valor, portanto, 2.500 reais. Já na segunda parcela, há o desconto destes impostos.

Para os trabalhadores afetados pela pandemia, aqueles que tiverem sua carga de trabalho reduzida ainda possuem o direito ao benefício integral. Porém, aqueles que tiveram seus contratos suspensos não terão os meses não trabalhados contabilizados.

Perguntas Frequentes

Um gás para a economia

Os trabalhadores, obviamente, são os que ficam mais felizes com o pagamento do décimo terceiro. Porém, os comerciantes também se alegram muito com esse pagamento.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, o pagamento do décimo terceiro deve injetar 232,6 bilhões na economia brasileira.

Ainda com dados do mesmo órgão, podemos afirmar que serão 83 milhões de brasileiros beneficiados com o décimo terceiro. E o pagamento médio será de 2.539 reais.

Com a proximidade do pagamento das parcelas com o Natal, muitas pessoas usarão o dinheiro do décimo terceiro para compras de presentes para seus amigos e familiares, além de alimentos para a montagem da ceia e decoração das casas. Mas essa não é a única forma que os brasileiros irão gastar essa bonificação.

O setor do turismo também se beneficia muito do pagamento do décimo terceiro. Muitas pessoas usam esse dinheiro para curtir as férias de verão em diferentes locais do Brasil, principalmente nas praias. O ideal é não deixar para decidir a viagem de última hora, pois os preços encontrados podem ser mais altos, mas nada te impede de usar o décimo terceiro para integrar o valor já poupado para isso.

Pagar dívidas

Este ano não foi fácil para a maioria das famílias brasileiras, e muitas delas acabaram recorrendo a empréstimos ou parcelas para realizar suas compras. Portanto, uma ótima saída para estas famílias é o uso do décimo terceiro para quitar essas dívidas e começar o próximo ano mais tranquilamente.

Também é necessário considerar as dívidas futuras. Janeiro é um mês com muitos gastos, por exemplo, com IPTU, IPVA, matrículas, renovações de seguros, entre muitos outros. Por isso, muitos preferem economizar o décimo terceiro para esses gastos que se acumulam em janeiro.

Investimento

Uma outra forma de usar o seu décimo terceiro é iniciando um investimento. Não precisa dedicar todo o dinheiro recebido ao investimento, porém, fazer uma reserva de emergência com parte desse valor já é uma ótima ideia para começar o novo ano de forma mais segura financeiramente.

Aqueles que já possuem uma reserva de emergência podem começar a pensar em outras formas de investimento, como Tesouro Direto ou Selic, ou até mesmo rendas variáveis, como ações e fundos imobiliários.

2020 e 2021 foram anos em que tivemos que pausar um pouco nossas vidas, e agora já podemos sonhar e fazer planos a curto, médio e longo prazo. Portanto, uma forma muito importante de usar seu décimo terceiro é se preparar para o momento de realização dessas metas e objetivos. Quer viajar? Comece a poupar desde já, assim você conquistará o que quer de uma forma ainda mais rápida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.