Como Consultar Pontos da CNH 2021?

Você pode estar acumulando pontos na sua CNH sem saber e estar correndo o risco de ter sua carteira apreendida. O melhor caminho para evitar isso é aprender a checar regularmente sua pontuação. Aprenda isso nesse tutorial!

Você sabia que estar acumulando pontos na sua  carteira de motorista sem saber?

Pois, é! Mesmo os motoristas mais atentos, muitas vezes cometem pequenas infrações que são multadas, mas não fazem ideia.

Dirigindo na cidade, no dia a dia, isso é possível de acontecer de diversas formas. Mas especialmente para quem percorre rodovias isso é muito, muito mais comum!

Afinal, existem diversos radares nas estradas dos quais nós não fazemos ideia e basta você passar um pouco acima da velocidade para acumular mais um  ponto na sua carteira.

O problema maior é quando você acumula pontos demais e corre o risco de ter a sua carteira de motorista apreendida!

Mas, antes de explicarmos como é calculado os pontos e quais são os riscos que você corre em não conferir sua pontuação regularmente, como você precisa saber como checar seus pontos na CNH.

Continue lendo para se informar!

Como conferir pontuação da CNH?

Com o avanço da tecnologia e todas as funcionalidades que temos disponíveis hoje, até mesmo checar a pontuação da Carteira de Motorista ficou muito mais fácil, podendo ser feito em questão de e segundos no site do Detran.

Antigamente era necessário comparecer a uma agência física do Detran para pedir uma consulta, um processo demorado e burocrático que faria você perder horas em filas até ser atendido.

Ou então era necessário pedir um profissional contabilista para que fizesse a consulta para     você.

Mas agora basta você acessar o site certo do Detran e possuir os dados pedidos em mãos para conseguir acessar as principais informações não somente sobre os pontos que você acumulou nos últimos 365 dias, como também saber com detalhes as infrações cometidas. 

Mas antes disso, vamos por parte!

Passo a passo para conferir pontuação da CNH

  1. Acesse o site do Detran do seu estado;
  2. Marque o tipo de Carteira Nacional de Habilitação que você possui;
  3. Forneça o registro da sua CNH;
  4. Data de nascimento;
  5. Data da primeira Habilitação.

Normalmente, na grande maioria dos sites do Detran, essas são as informações pedidas.

No entanto, isso pode variar de estado para estado. Em alguns lugares, por exemplo, pode ser até mais simples, solicitando apenas seu CPF, Data de Nascimento e Data da primeira habilitação. 

De qualquer modo, a consulta para conferir a pontuação da CNH é feita de modo bastante simples.

Confira abaixo a relação compra do site do Detran de cada estado brasileiro, em ordem alfabética, e seja direcionado para o site certo para conferir a regularidade da sua CNH. 

O que mais posso conferir sobre a CNH?

Com essa primeira consulta, você não apenas consegue conferir quantos pontos você tem acumulado, como todos os detalhes de infrações cometidas.

Vai aparecer nesta busca a placa do seu veículo, o motivo que levou à infração, assim como a data em que ela ocorreu, horário e o local.

Dessa forma, você saberá exatamente por que levou estes pontos na sua carteira.

Vale lembrar que os pontos expiram após 12 meses. Ou seja, você somente consegue ver aqueles que estão ainda válidos – portanto, deve ter muito cuidado para não ultrapassar os 20 pontos. 

Por que posso ter a CNH apreendida?

A sua carteira de motorista pode ser apreendida/suspensa em dois casos diferentes.

No primeiro, a sua CNH pode ser suspensa quando você vai somando pontos na carteira e acaba acumulando 20 pontos durante os últimos 12 meses.

Lembrando que existem 4 categorias diferentes de infrações e cada nível de gravidade é multado com alguns pontos.

  • Gravíssima – sete pontos;
  • Grave – cinco pontos;
  • Média – quatro pontos;
  • Leve – três pontos.

Ou seja, se você cometer, por exemplo, 4 infrações leves e 2 infrações médias no intervalo de um ano (lembrando que é contado a cada 12 meses e não o ano em si), você tem a sua carteira suspensa. 

Por  isso, checar constantemente a pontuação da sua carteira acaba sendo essencial para não correr o risco de tê-la suspensa.

O outro caso que pode levar à suspensão da sua CNH é quando você comete infrações autossuspensivas.

Ou seja, mesmo que você nunca tenha cometido nenhuma outra infração, nunca tenha levado uma multa, você ainda corre o risco de ter a sua carteira suspensa se você cometer uma infração autossuspensiva. 

O exemplo mais comum de infração autossuspensiva é quando o motorista dirige sob a influência de álcool.

Da mesma forma, quando o motorista se recursa a ser submetido a teste, exame ou perícia que sirvam para certificar a influência de álcool.

Mas não é apenas isso. Existem diversos outros casos em que você corre o risco de ter a sua carteira suspensa de uma vez.

Devemos ressaltar que isso são casos em sua carteira é suspensa/apreendida e não cancelada. 

Quando sua carteira de motorista é suspensa, basicamente ela fica retida com o órgão de trânsito até que você cumpra a sua penalidade e possa voltar a dirigir.

Quando ocorre a cassação é como se você nunca tivesse tido uma carteira de habilitação, tendo esta cancelada. A partir daí você precisava iniciar um novo processo completamente do zero para obter uma nova CNH. 

Toda pessoa que dirige sabe da responsabilidade que possui e seus deveres.

Por isso, é importante aproveitar o facilitador da tecnologia que permite que você confira constantemente e de forma gratuita a situação da sua carteira, de modo que você possa estar atento para seus deveres e cuidados que devem ser tomados para não ficar suspenso de dirigir.

Tudo isso pode ser evitado de forma muito simples, buscando informação. Se tiver qualquer dúvida a mais sobre como checar sua pontuação, pergunte para nós!

Leave a Reply