Compensação De Cheque: Qual O Prazo Em Dias?

Precisa fazer a compensação de um cheque mas não sabe em quanto tempo o valor vai cair na conta? Então, confira tudo sobre sobre seus prazos!

Compensação De Cheque: Qual O Prazo Em Dias?

Você tem dúvidas sobre a compensação de cheque prazo de dias? Não se preocupe, pois, muitas pessoas também possuem essa dúvida. Pensando nisso, resolvemos elaborar este conteúdo para falar um pouco mais sobre o assunto.

Muita gente pode se confundir em relação ao uso de cheque e quanto tempo demora para que sua compensação seja concluída. Sendo assim, reunimos aqui tudo que você precisa saber sobre isso, aqui.

Leia com atenção e ao final, se restar alguma dúvida sobre o que foi apontado aqui, deixe seu comentário para que possamos te ajudar.

Prazo Para Compensação De Cheques Em 2021

Prazo Para Compensação De Cheques Em 2021

Antes de mais nada, você precisa saber o que é a compensação de cheques. Sendo assim, esse é o sistema que o banco se utiliza para que possa haver a consulta dos fundos de um cheque.

Depois que essa conferência for realizada, de modo automático, o sistema por si só já faz o débito da conta devedora e creditam na conta receptora.

Para que se possa saber sobre compensação de cheque prazo de dias para o dinheiro cair na conta, é preciso que se saiba o valor.

Por exemplo, os cheques que possuem valor igual ou menores de duzentos e noventa e nove reais, demoram dois dias úteis para que possam entrar na conta. Esse prazo tem relação a partir do dia útil seguinte ao depósito.

Agora, quando o cheque é igual ou maior que o valor de trezentos reais, demoram um dia útil para que o dinheiro possa entrar na conta a partir do dia seguinte ao depósito.

Antes disso, só aparecerá para a pessoa um extrato com o valor a ser liberado ou então um valor bloqueado, que significa que o receptor ainda não pode fazer o saque pois ele ainda não se encontra disponível.

Tempo de compensação do cheque de bancos iguais

O tempo continua sendo o mesmo que citamos acima. Sendo assim, independentemente se o banco for igual ou diferente, os prazos irão continuar os mesmos.

Sendo assim, é preciso ficar atento na questão dos valores, pois para cheques iguais ou menores que 299,00 reais, a demora é de dois dias. E para valores iguais ou maiores que 300,00 reais, um dia útil.?

Cheque depositado em envelope, quando compensa?

Quando você deposita um cheque, você acaba tendo como opção realizar esse depósito diretamente na boca do caixa ou no caixa eletrônico.

Sendo assim, quando você escolhe fazer o depósito por caixa eletrônico, ele sofre um sistema diferentes. Isso porque nos caixas com envelope, o prazo acaba sendo maior.

Isso acontece tanto para dinheiro como também para cheque. Então se você fizer um depósito em cheque no envelope, o prazo para que ele tenha compensação é de três dias úteis. Portanto, 72 horas.

Ainda tem o fato de que essa demora só acontece se o cheque for depositado até as 16 horas. Caso você escolha fazer o depósito depois desse horário, que é o horário que os bancos fecham, o seu prazo pode aumentar para mais um dia.

Portanto, quando escolher essa opção, tenha em mente que ele demora mais, principalmente se for feito em envelopes no caixa eletrônico.

O Que É Exatamente A Compensação De Cheques?

O Que É Exatamente A Compensação De Cheques

Para muitas pessoas acaba sendo mesmo difícil de entender o que significar compensar um cheque. Mas para que você não tenha essa dúvida, vamos falar um pouco a respeito disso.

O cheque possui toda uma ordem de pagamento à vista. Sendo assim, ele pode ser recebido diretamente na agência de quem o emite possui conta.

Além disso, o cheque também pode ser depositado por outras agências para que seja compensado e creditado na conta de quem está sendo favorecido.

Sendo assim, a compensação é um acerto de contas entre uma instituição e outra. Portanto, pode-se dizer que o cheque é só mais um meio de pagamento em que o sistema financeiro aceita.

Caso ele não tenha sido cruzado, a pessoa pode acabar sacando seu cheque diretamente de uma agência bancária ou então por meio de um depósito em uma conta corrente.

No primeiro caso, basta que você se identifique no caixa para que possa receber o dinheiro. No segundo caso, o que entra em ação é o sistema de compensação.

Conclusão

Por fim, você pode ver então um pouco mais sobre compensação de cheque prazo de dias até que se caia na conta. Além disso, mostramos também o que significa esse processo e como ele é feito.

Dependendo de como você queira realizar seu pagamento de cheque e do valor que será depositado, ele pode demorar alguns dias até que aconteça.

Portanto, é fundamental que se mantenha atento ao valor que você irá realizar seu depósito, o horário em que você irá depositá-lo e por onde você fará isso.

Sabendo dessas questões, você poderá então ter uma ideia de quando poderá ter acesso ao dinheiro. Comente aqui o que achou e compartilhe!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.