Principais campeonatos de moto no Brasil e no mundo!

Principais campeonatos de moto no Brasil e no mundo!

Veja as principais categorias de competições em duas rodas no Brasil e no mundo para se apaixonar ainda mais pelas motos!

Algumas corridas de moto você já deve ter ouvido falar, como a MotoGP, onde os pilotos usam as pistas de asfalto e os motocross onde eles usam pistas off road. Mas você sabe quais os maiores campeonatos de moto que existem no Brasil e no mundo?

Neste conteúdo, vamos falar mais sobre isso, apresentando alguns dos campeonatos que os apaixonados por motos conhecem muito bem, mas você que está chegando agora vai entender e se identificar com o que acha melhor. Continue a leitura para saber mais sobre o mundo das duas rodas!

Categoria asfalto

Começando por uma das categorias mais famosas que existem com diversas competições ao redor do mundo. As motos que andam no asfalto costumam ter características específicas como as diversas carenagens que a compõem, por exemplo. Abaixo, veja algumas das corridas que acontecem nesta categoria:

Road Racing

Em inglês, todas as formas de motociclismo que são realizadas no asfalto são consideradas como road racing, como um termo padrão. Porém, o conceito original dessa categoria, é relacionado a corridas disputadas em vias públicas demarcadas. 

Com um grau de risco bem alto, alguns dos circuitos não fazem mais parte do road racing e existem poucos sobreviventes. O mais conhecido deles é o Snaefell Mountain Course, em Isle of Man, que desde 1907 é realizado no Tourist Trophy.

Grand Prix

Uma das provas relacionadas a moto mais populares do mundo, o Grand Prix, são competições executadas em circuitos fechados, equivalentes às provas feitas com os carros. Hoje em dia, essa categoria é dividida em três modalidades: 

  • Moto3: os motores usados são monocilíndricos de 250 cm³;
  • Moto2 : os motores usados são de três cilindros de até 756 cm³;
  • MotoGP: permite motores até de 1000 cm³.

Superbike

Essa é uma categoria que se aproxima das motos usadas para passeio entre a população. Enquanto as motos do Grand Prix são basicamente protótipos, as Superbikes são baseadas em modelos de produção e a carenagem deve manter os modelos básicos de homologação.

Atualmente, nesse modelo de competição são admitidos motores bicilindricos de 800 cm³ a 1.200 cm³ e motores de quatro cilindros de 750 cm³  a 1.000 cm³, sempre com quatro tempos.

Categoria Off Road

Essa também é uma categoria bastante conhecida, principalmente por ser um esporte com bastante saltos dependendo do estilo de corrida. Acompanhe alguns dos esportes que compõem a categoria off road.

Motocross

O motocross tradicional é disputado em circuitos fechados onde existem diferentes modelos de solo não pavimentado. A maioria dos circuitos contém algumas elevações que possibilitam que os pilotos deem saltos durante a corrida, deixando tudo ainda mais emocionante.

Uma curiosidade em relação às corridas de asfalto é que no motocross as motos ficam mais próximas. Além disso, as largadas costumam ser paradas e não é raro ver mais de 40 motos no grid. 

Supercross

As corridas de Supercross (SX) são basicamente corridas de motocross em um circuito indoor, como estádios e galpões. Esses são percursos menores e existem menos motos no grid, porém, a densidade de obstáculos por metro é maior. De fato, esse negócio da densidade de obstáculos ser maior, torna a habilidade e técnica dos pilotos um ponto forte da competição. 

Enduro e Cross Country

Essas são categorias onde a natureza faz parte da composição de obstáculos do circuito. Mas calma, vamos explicar melhor sobre o Enduro e o Cross Country para você entender cada uma:

Enduro

As provas de enduro são realizadas em ambientes naturais, como uma área na floresta e uma extensão relativamente grande. O padrão para as provas dessa categoria são cerca de 10 milhas (aproximadamente 16 km). 

O foco do enduro é testar a resistência do piloto durante todo o percurso. A divisão é feita por diversos estágios, com diversos propósitos e, em alguns, o desafio é chegar exatamente no tempo previsto, com penalidades para atraso ou caso chegue cedo demais.

Cross Country

O Cross Country pode ser considerado uma versão mais longa do Enduro, com regras bastante parecidas. A única coisa que muda é que nessa modalidade, a prova pode durar vários dias e é disputada em diversos ambientes.

Um dos exemplos mais conhecidos de Cross Country é o Rally Dakar, que conta com uma categoria exclusiva para motocicletas, mas existem outras provas também, como Rali de Marrocos, Desafio de Abu Dhabi e o Silk Way Rally.

Conhecer mais sobre o mundo das motos é descobrir uma paixão que talvez esteja escondida. Se você gosta de moto, procure saber mais sobre o esporte e veja o quanto ele pode ser incrível e interessante.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.