Quais cursos fazer para se tornar especialista em Tecnologia

Quais cursos fazer para se tornar especialista em Tecnologia

Saber quais cursos fazer para se tornar especialista em Tecnologia não é fácil. Afinal de contas, o que entendemos por “Tecnologia” é um grande e amplo campo capaz de abrigar coisas diferentes como o seu smartphone e algoritmos de inteligência artificial, seu vídeo-game e o uso do 5G na Internet das Coisas. No entanto, dá para notar alguns padrões de tecnologia e começar a estudar por aí.

Isso é importante não só para quem quer aprender mais sobre tecnologia no geral, mas também para quem quer ter uma profissão mais estável no futuro. Como se discute com frequência, a previsão é que a automação domine o mercado de trabalho do futuro, o que faz com que muitas áreas e muitos empregos desapareçam do mercado. No entanto, quem entender de tecnologia terá sempre um futuro promissor.

Quer saber quais cursos fazer para se tornar especialista em Tecnologia? Siga a leitura abaixo!

Quais cursos fazer para se tornar especialista em Tecnologia: 5 opções

1. Curso de SEO

Você já ouviu falar em SEO? Se não, precisa conhecer sobre o assunto. A sigla vem do termo Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como algo no estilo Otimização para Motores de Busca. Isso significa ajustar sites e plataformas para que performem melhor em motores de busca como o Google.

Na prática, esse é um dos maiores setores de tecnologia no mundo hoje. Por uma razão bem óbvia: o Google é o maior motor de tráfego orgânico do planeta, o que faz com que seu potencial seja vital para qualquer empresa, de qualquer ramo ou tamanho.

Não é à toa que existam tantas agências de marketing especializadas apenas em conseguir um bom posicionamento no Google, como a Chili, agência especializada em SEO. Essas agências ajudam seus clientes a ter mais destaque online, o que resulta em mais resultados em vendas.

Grande parte do trabalho de SEO é tecnológico, consistindo em analisar algoritmos, ajustar a programação de sites e cuidar de elementos técnicos nas páginas.

2. Curso de Machine Learning

Dentre todas as tecnologias em pleno desenvolvimento atualmente, Machine Learning é a que tem o maior potencial disruptivo de todos. Na prática, o segmento tem o potencial de transformar praticamente todas as áreas da economia.

Machine Learning consiste na ideia de treinar algoritmos para que aprendam a realizar funções. Na prática, os algoritmos ganham uma semi-inteligência, sendo capazes de executar tarefas incrivelmente complexas em pouquíssimo tempo.

Por exemplo, um recurso de Machine Learning pode ir desde a derrotar campeões mundiais no xadrez a reconhecer objetos e, de repente, ser usado em um carro autônomo, sistema de segurança impenetrável e muito mais.

3. Curso de Programação

Programação é a base de praticamente todas as tecnologias mais disruptivas e comentadas atualmente. Dessa lista, ela está no centro de todas, praticamente. Por isso, esse é o primeiro conhecimento que você precisa ter para entender mais sobre as tecnologias do presente e do futuro.

Programação é a capacidade de escrever em linguagem de códigos para que o computador execute certas funções. Isso inclui programas aplicativos ou softwares, além de sites, games e muito mais.

No momento, as duas principais profissões dentro do ramo são a de programador backend (que trabalha “por detrás das cortinas” em um site, cuidando dos servidores) e o programador frontend (que trabalha desenvolvendo a interface que o usuário utilizará.

4. Curso de Big Data

Todos os dias em que você navega pela Internet, está gerando uma tonelada de dados. Agora imagine bilhões de pessoas fazendo isso todos os dias. Imagine a quantidade de dados que podem ser gerados.

Quem trabalha com isso é o Big Data, a área que explora dados em grandes quantidades. O Big Data pode ser usado para as empresas entenderem melhor o mercado, desenvolverem produtos e serviços melhores e até mesmo alimentarem algoritmos de Machine Learning.

Assim, quem souber trabalhar com Big Data (precisará de, no mínimo, conhecimentos de estatística e programação) terá um futuro muito promissor no mercado tecnológico.

5. Curso de Desenvolvimento de Jogos

Por fim, não dá para negar o tamanho do desenvolvimento do setor de games no Brasil e no mundo. São bilhões de dólares todos os anos gastos no desenvolvimento e uso de softwares, hardwares e muito mais.

Essa é uma das áreas de desenvolvimento tecnológico que misturam um pouco de conhecimento artístico para a criação de produtos e experiências totalmente únicas.

Agora que você já sabe quais cursos fazer para se tornar especialista em Tecnologia, é hora de começar a estudar. Lembrando que cada um desses caminhos é uma opção de carreira e, claro, existem muitas alternativas para a mesclagem de todas essas áreas. Por exemplo, o Desenvolvimento de Jogos mesclado com o Big Data pode dar início ao desenvolvimento de IAs de jogo muito avançadas.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o tema e diga qual desses cursos você gostaria de fazer primeiro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.