Quais são as tradições de casamento?

Quais são as tradições de casamento?

A CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO EM 5 DIFERENTES CULTURAS

Confira tradições, rituais e muitos outros elementos que marcam presença nas celebrações ao redor do mundo.

 Na planilha de orçamento de casamento dos brasileiros, alguns itens já são de conhecimento geral popular, pois de acordo com a nossa cultura ocidental os casamentos já são feitos de uma determinada maneira. Mas em outras culturas, as celebrações de casamento podem se diferenciar muito com o que conhecemos.

Confira alguns aspectos que fazem parte da celebração de um casamento em outras cinco culturas:

Índia

As cerimônias de casamento na Índia podem variar de acordo com a região, os costumes e a cultura de determinados lugares, portanto aqui falaremos apenas do casamento hindu, que é o mais conhecido pelos detalhes e tradições que acontecem antes, durante e depois da união matrimonial.

No dia anterior ao casamento, a noiva tem as mãos ornamentadas com henna –  uma tinta que dura algum tempo na pele e tem alto poder de pigmentação – para indicar o status social ao qual ela pertence. Os desenhos feitos são muito bem ornamentados e cheios de detalhes, e esse fator também influencia na percepção de status social que ela passará para quem assiste.

Já no dia da cerimônia, os noivos tomam um banho especial com essências, como o óleo de sândalo, e durante esse processo alguns cânticos e mantras são cantados na intenção de purificar o corpo e a alma.

Ao longo da celebração outros rituais cheios de significados são feitos, na intenção de atrair felicidade, paz, prosperidade e fertilidade, além de afastar energias consideradas negativas. Os noivos trocam colares feitos com flores e ofertam outras oferendas, a noiva pode oferecer iogurte e mel para o noivo caso queira demonstrar pureza e doçura, e a mãe do noivo pode ofertar frutas e açúcar para o casal, na intenção de demonstrar prosperidade nessa nova etapa da vida.

Ao final da cerimônia, para simbolizar a união do casal, o celebrante dá três nós, amarrando a barra do vestido da noiva à camisa do noivo, e os noivos dão então sete voltas em torno do fogo e andam sete passos em direção ao norte, fazendo sete desejos.

Japão

Já na cultura japonesa, conseguimos ver uma similaridade com a cultura brasileira, que é o vestido branco, mas esse tem um formato diferente do qual estamos habituados aqui no país e outras coisas sobre o traje da noiva também são muito diferentes, como por exemplo a maquiagem e o cabelo.

O rosto da noiva é inteiro pintado na cor branca, na intenção de simbolizar pureza, assim como o vestido nessa mesma cor. Já o penteado pode envolver até mesmo uma peruca para dar um efeito com mais volume, e é adornado com flores e até dois chapéus: o wataboshi, usado durante a cerimônia religiosa, e o tsunokakushi, usado durante a recepção dos convidados. No final, para simbolizar a união, os noivos bebem saquê.

Uma das coisas mais interessantes dessa cultura é que presentes que possam ser cortados em duas partes iguais ou que simbolizem a separação de alguma forma, são proibidos, pois culturalmente acredita-se que podem separar o casal. Sendo assim, para substituir os objetos, os convidados costumam presentear os noivos com envelopes contendo uma quantia em dinheiro, que são chamados de Shuugi Bukuro.

Grécia

Nas cerimônias gregas de casamento, um dos rituais mais interessantes é nomeado de “coroação”. Nele, coroas que podem ser feitas de diversos materiais, como flores, folhas verdes ou tecidos, são colocadas na cabeça dos noivos, e durante a cerimônia, a noiva e o noivo trocam de coroas três vezes um com o outro.

Antes da cerimônia começar, as coroas são colocadas em frente à igreja em um tabuleiro com amêndoas. Elas são atadas por uma fita, para representar a união entre os noivos. Depois do casamento, as amêndoas onde as coroas foram dispostas são distribuídas para as convidadas que estão solteiras.

Escócia

Já na Escócia, as celebrações de casamento dão destaque especial para os trajes usados, também na intenção de enaltecer a cultura local.

O noivo veste um traje tradicional escocês chamado de kilt, caracterizado por ser uma espécie de saiote com pregas, na estampa xadrez.

Esse traje especial é usado com orgulho pela população masculina em ocasiões importantes e eventos formais, portanto, usado também no dia do casamento.

Não apenas o noivo pode aderir ao traje, mas os convidados e padrinhos também.

Nigéria

As tradições para os casamentos nigerianos também destoam do que conhecemos sobre os casamentos aqui no ocidente. Ao invés de um vestido branco, as noivas optam por vestidos muito mais coloridos que podem ter estampas, além de tecidos que conferem mais volume para o vestido, dando destaque principalmente para as mangas e a saia.

O traje dos noivos também seguem essa linha colorida em tons intensos e com estampa, que podem inclusive estar presentes em algum detalhe do vestido da noiva também, combinando propositalmente e dando um ar harmonioso para a composição das vestimentas no contexto geral.

Os acessórios usados também são escolhidos para chamarem atenção, com muitos colares, pulseiras e anéis coloridos. As noivas podem até mesmo usar um leque para compor o visual.

Além disso, na hora do penteado, as noivas podem usar um laço grande e colorido que geralmente é feito da mesma estampa do vestido, chamado de Gele.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.