5 cinemas de rua em São Paulo para você conhecer em 2022

5 cinemas de rua em São Paulo para você conhecer em 2022

Quem é cinéfilo, não perde a oportunidade de conhecer cinemas de rua mesmo quando está viajando de férias. São Paulo é uma grande capital cultural e possui diversos cinemas nesse estilo. Confira alguns deles!

Considerada a sétima arte do mundo, o cinema se manteve mesmo com todo o avanço tecnológico visto nas últimas décadas. Mesmo com a explosão das plataformas streaming nos últimos anos e a popularização da internet no mundo, ainda existem os apaixonados pela telona que não abrem mão de ir ao cinema acompanhar os lançamentos.

São Paulo é considerada um pólo cultural e tanto, especialmente para quem gosta do turismo cultural. Museus, bibliotecas, casas de shows, teatros, centros culturais e cinemas é que não faltam na maior cidade da América Latina.

Se você adora um bom cinema e sempre procura visitar algum em suas viagens, confira alguns cinemas de rua bastante tradicionais para visitar na cidade antes de comprar a sua passagem para São Paulo.

Belas Artes

Esse é considerado um dos cinemas de rua mais tradicionais da cidade. Fundado em 1943, quando era chamado de “Cine Ritz”, esta sala é famosa por ter um circuito bastante alternativo e repleto de filmes cult, alguns deles verdadeiros clássicos.

No final de 2011, o Cinema Belas Artes quase fechou após o banco HSBC anunciar que deixaria de patrociná-lo. O proprietário André Sturm então começou a buscar parcerias para mantê-lo aberto. Em 2019, o cinema passou a ser patrocinado pela  cerveja Petra e se tornou o Petra Belas Artes.

Para quem é cinéfilo, esse é um lugar imperdível na cidade. Localizado praticamente na esquina entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, ao sair da sessão, é possível buscar um bom barzinho ou restaurante, ou emendar em outro programa cultural, já que essa localização é super privilegiada para acessar os equipamentos culturais da Paulista e do centro da cidade.

CineSesc SP 

Esse é outro cinema bastante tradicional da cidade. O CineSesc SP é famoso por exibir produções e organizar festivais nacionais e internacionais, com debates sobre temáticas específicas vinculadas às obras exibidas.

Além disso, esse cinema também organiza cursos, palestras e mostras de arte. Outro benefício é que existe programação para todos os públicos, idades e gostos, além de as atrações terem preços acessíveis ou serem gratuitas.

O diferencial deste cinema é possuir um bar no fundo da sala, o que permite ao público assistir ao filme comendo algo ou bebendo um bom café. Ao sair do CineSesc, vale conhecer a Rua Augusta, outro ponto super turístico e badalado da cidade.

Marabá

Inaugurado em 1945, o Cine Marabá foi por décadas considerado um lugar sofisticado bem no centro da capital paulista, perto do famoso cruzamento entre as avenidas São João e Ipiranga (cantado por Caetano Veloso).

Construído na década de 40, o prédio já chama a atenção por preservar a arquitetura dos cinemas desta época — bem diferente do estilo das salas de cinema atuais. Contudo, no que se refere aos recursos audiovisuais, esse cinema conta com tecnologia avançada de som e imagem.

Cinema Olido

O Circuito Spcine é um projeto que procura levar a experiência cinematográfica para todas as regiões da cidade de São Paulo. Com ingressos a preços populares (R$ 4), esse cinema tem uma programação que mescla tanto filmes clássicos quanto filmes mais famosos. Esse foi o primeiro cinema no estilo galeria inaugurado na cidade, em 1957.

Esse cinema é situado na Galeria Olido, um pólo cultural incrível localizado no centro da cidade, que sedia atividades de outras linguagens artísticas, como artes plásticas, música, dança, teatro, entre outros. Ao passar por São Paulo, vale não só acompanhar um filme, mas verificar qual é a programação cultural nesta galeria.

Cine Centro Cultural São Paulo (CCSP)

Esse centro fica localizado perto do metrô Vergueiro, no bairro do Paraíso e também possui uma programação variada, capaz de agradar todo tipo de público. Possui um espaço diferenciado — bastante aberto e com rampas, convidando jovens de todas as regiões da cidade para ensaiar coreografias (os grupos de break e hip hop são alguns dos que mais frequentam esse espaço, sobretudo nos fins-de-semana).

O cinema do CCSP tem como principal objetivo dar espaço para produções que não foram para o circuito comercial ou que ficaram em cartaz durante pouco tempo. Uma ótima pedida para quem gosta de descobrir filmes realmente alternativos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.