Tudo sobre a Indústria 4.0
As indústrias da nova geração unem técnicas de produção industrial com as mais novas descobertas da tecnologia da informação
Não é de hoje que, a cada ano, mais inovações tecnológicas surgem e mudam o estilo de vida que conhecemos.
De fato, foi assim que aconteceu com inúmeros itens de nosso consumo no dia a dia: empresas como o Uber, a Netflix, o Facebook e outras mudaram nossos hábitos em poucos anos.
Ainda dentro do ramo empresarial, a indústria moveleira chegou para inovar e trazer mudanças na forma como as empresas projetam e na parte de montagem dos produtos, sempre buscando a otimização dos resultados.
Entretanto, existe uma verdadeira inovação tecnológica que está acontecendo com toda a área industrial. Essas inovações não são tão vistas, pois não temos tanto contato com a rotina industrial, mas elas também mudaram o mercado como o conhecemos.
Essas inovações geraram o que se chama de Indústria 4.0. Para saber como ela vai impactar a sua vida, leia o artigo abaixo e aprenda tudo sobre essa nova realidade de mercado.
O que é Indústria 4.0?
Indústria 4.0 é o nome dado à união das tecnologias de automação industrial com tecnologias ainda mais recentes, como computação em nuvem, inteligência artificial, big data e outras.
Ela tem como objetivo melhorar a eficiência das indústrias em um mercado cada vez mais competitivo.
A Indústria 4.0, proveniente do que está se chamando de Quarta Revolução Industrial, está mudando toda a realidade do mercado de forma muito relevante.
Assim, diversas tecnologias, como troca de dados, logística, etapas de produção e controle de qualidade, modelos de negócios e muitos outros fatores, estão evoluindo para se adaptar a essa nova realidade.
Isso é possível apenas por causa da união entre as áreas de tecnologia da informação (TI), cada vez mais presentes em todas as indústrias, e as áreas de produção industrial.
Dessa forma, é possível trazer inovação, customização de processos e muito mais eficiência para as indústrias dessa nova geração.
Quais os benefícios da Indústria 4.0?
Existem muitos benefícios nessa nova realidade industrial. Novas tecnologias permitem aumentar a capacidade produtiva de diversos setores industriais, como commodities, alimentos, bebidas, roupas e outros.
Vale notar, além disso, que esses benefícios existem para empresas de todos os tamanhos: desde micro, pequenas e médias empresas até gigantes do setor, que já estão se adaptando para a nova realidade.
De fato, muitos acham que apenas grandes empresas de capital aberto podem ter acesso a tecnologias de ponta da indústria 4.0, mas não é verdade: mesmo empresas pequenas já podem colher seus benefícios.
Assim, aplicando os processos de internet das coisas (internet of things ou IoT), machine learning, big data, computação em nuvem e outros, é possível ter uma gestão dos processos muito mais eficiente.
Como funciona a Indústria 4.0?
A Indústria 4.0, como já foi observado, une conhecimentos de tecnologia da informação (TI) com tecnologias de processamento industrial. Mas agora vamos saber quais áreas da TI são mais incorporadas dentro dessa nova realidade da indústria.
Primeiramente, a inteligência artificial merece destaque, pois permite prever padrões para interpretar os fatos acontecidos, observar tendências e, com isso, facilitar (ou até automatizar) a tomada de decisões.
Em segundo lugar, o uso de big data também é fundamental. Big data são conjuntos de dados muito volumosos e detalhados para extrair o máximo de informações
sobre o mercado e a produção para que as empresas tomem medidas mais eficientes.
Além disso, a computação em nuvem permite o compartilhamento de recursos entre várias áreas da empresa de forma muito rápida — ainda que os funcionários estejam em cantos diferentes do mundo.
Ainda, vale citar também o conceito de internet das coisas, uma infraestrutura que permite a conexão entre vários dispositivos para facilitar a troca de informações e a gestão.
Por fim, é importante citar também a Impressão 3D, pois ela permite testar equipamentos e processos em pequena escala. Isso é capaz de diminuir os gastos para avaliar novas tecnologias e diminuir seu tempo de desenvolvimento.
Esperamos que você tenha aprendido sobre a importância da Indústria 4.0 e como ela pode mudar a realidade de pessoas de todo o mundo!
Seja o primeiro a comentar!