Ergonomia para celulares: saiba mais!
Veja 5 dicas para o uso saudável dos celulares e curta seu aparelho sem afetar a saúde física do seu corpo
Estamos tão conectados que passamos todos os nossos dias com o celular na mão, para trabalhar, se comunicar, explorar as redes sociais, ler notícias, tirar fotos e muito mais. Com tanto tempo de uso, é importante prestar atenção em como se usa o aparelho para não sobrecarregar o corpo e evitar lesões.
Portanto, se você está na ansiedade de ter seu iPhone 13 Pro e passar o dia todo com o aparelho na mão, saiba que é importante entender um pouco sobre ergonomia para celulares a fim de evitar lesões por esforço repetitivo no pescoço, dedos, mãos e pulsos.
Confira 5 dicas que separamos para você sobre ergonomia no uso do celular.
1- Encontre o modelo certo para o tamanho da sua mão
Antes de qualquer coisa, é importante certificar que o modelo de celular usado por você seja adequado ao tamanho da sua mão.
Isso quer dizer que, ao colocar o celular na palma da mão com a tela virada para seu rosto, seu polegar deve alcançar o canto oposto sem esforço algum, ou seja, a ponta de seu dedão deve passar da metade da tela e chegar até o outro lado.
Então, na hora de escolher o modelo, opte pelo que se encaixa melhor em sua mão e não o maior disponível.
2- Troque as mãos enquanto usa o aparelho
Ao usar o celular é importante alternar a posição da mão, além de revezar os dedos que digitam, navegam e a mão que segura o aparelho.
Para digitar, é importante usar mais de dois dedos e a mão de apoio deve ser trocada ao menos a cada 5 minutos para evitar sobrecarga nos ombros, cotovelos e pulsos. Além disso, o revezamento é fundamental para evitar lesões por esforço repetitivo.
Uma boa dica para quem faz uso prolongado do aparelho (durante e depois do trabalho) é utilizar atalhos estratégicos para acessar os apps com gestos simples, curtos e alinhados, de preferência na parte inferior da área de trabalho, próximos ao botão menu. Também é importante substituir os polegares pelos outros dedos ao navegar no aparelho.
3- Sempre que for possível use o aparelho no modo hands-free
O modo hands-free permite que você use o celular sem as mãos. Dê preferência aos aplicativos com essa opção. Se for assistir um vídeo ou fazer chamadas, por exemplo, use algum acessório para fixar o celular.
Assim, você pode se movimentar e trocar sua posição para evitar posturas desajeitadas ou estáticas, garantindo boa circulação sanguínea e relaxamento muscular em todas as partes do seu corpo.
4- Segure o aparelho com leveza
Ao usar o celular, sem perceber, aumentamos a força para segurar o aparelho. É importante prestar atenção nisso para reduzir a tensão muscular nos tendões e nervos na região dos braços, pulsos e palma das mãos.
Também é fundamental manter os pulsos sempre alinhados com os braços enquanto segura o celular. Se tiver alguma superfície para apoiar o aparelho enquanto manda mensagens não deixe de usar e digite usando dedos que não sejam os polegares.
Segurar o aparelho com as duas mãos e digitar com ambos os polegares aplica um estresse intenso nos pulsos que, com o tempo, pode se transformar numa lesão dolorosa e difícil de ser tratada. Use uma mão para segurar e outra para digitar.
5- Preste atenção na posição de sua cabeça ao olhar para a tela
Você sabia que de acordo com a posição da sua cabeça a carga no seu pescoço pode variar de 5 a 27 Kg?
Pois é, com a tela em frente o rosto nossa cabeça aplica uma carga de 5 Kg no pescoço, quando a inclinamos a 60º (celular na altura do estômago e rosto para baixo) a carga pode chegar a mais de 27 Kg.
O uso excessivo do aparelho com a cabeça muito inclinada pode causar a síndrome “pescoço de texto”, um hábito que desencadeia sintomas dolorosos como cefaleia, tensão nos ombros, braços e pescoços, tendinites e pode se transformar num quadro de dor crônica.
E então, tudo preparado para usar o celular com ergonomia, evitando dores e lesões? Siga essas dicas e veja a diferença no seu dia a dia.
Seja o primeiro a comentar!