Mercado cripto X tradicional: qual é melhor em 2023?
Entenda as semelhanças e diferenças de cada um para definir sua escolha
Na busca de uma renda extra, muitas pessoas acabam se interessando por investimentos. Para isso, estudam seu perfil de investidor e então decidem entre renda fixa ou renda variável.
A segunda opção inclui o mercado cripto e o de ações, ideal para quem já possui um certo conhecimento e não tem medo de se arriscar. Dentre os dois, qual seria o melhor? Entenda o funcionamento desses mercados.
Como funciona o mercado cripto
Para entrar no mercado das criptomoedas, é preciso ir atrás de uma exchange, uma corretora de criptoativos. Elas equivalem aos bancos e são nelas que você terá sua carteira de investimentos.
Também é um mercado que funciona 24h. Não há um horário de abertura e fechamento, como acontece com a bolsa de valores. Ou seja, há a facilidade de optar pelo melhor horário para investir.
O mercado cripto também é considerado mais seguro. Ele é operado com a tecnologia blockchain, uma espécie de banco de dados que registra as operações e informações em blocos.
Outra vantagem, e também grande diferença, é a descentralização. As criptomoedas não precisam de regulamentações do Estado e do Banco Central. Elas não dependem das instituições financeiras ou do governo.
Como funciona o mercado de ações
O mercado de ações, também chamado de mercado tradicional, funciona com horário fixo, de segunda a sexta, das 10h às 17h. Tem o pré-mercado, se iniciando às 9h30, e os contratos de commodities, que abrem às 9 e fecham às 16h30.
Para investir na bolsa de valores, você precisa contar com uma corretora de ações com as melhores taxas para o seu perfil. É por meio dela que você opera na bolsa e negocia seus ativos.
Quanto à segurança, operar no mercado de ações é seguro, porém, já houve um caso de ataque hacker em 2011, que deixou o site da Bolsa de Valores de Nova York lento por alguns minutos.
A bolsa de valores depende de regulamentações passadas pelo governo e pelo Banco Central. Ainda assim, isso não significa que seja mais difícil aplicar seu dinheiro em ações.
O que é igual em ambos os mercados
Apesar de terem diferenças, há fatores que são iguais tanto no mercado de ações quanto no cripto. Esse é o caso dos valores para começar a investir. Em ambos os casos, você pode comprar lotes fracionados, com menos de R$ 100.
A volatilidade também é muito comum nos dois mercados. Há quem tenha receio das criptomoedas por causa disso, mas nem imagina que essa situação também acontece com as ações. Na verdade, não é ruim, mas uma maneira de obter lucro mais rapidamente.
Paciência e risco são duas palavras que podem descrever esses mercados. Você precisa ser paciente para esperar o momento certo de comprar e vender ações ou criptomoedas.
Quanto ao risco, no estudo de perfis já fica claro que o mercado de ações é para quem não tem medo de se arriscar e está disposto a estudar. A regra é a mesma para as criptomoedas, será preciso analisar gráficos e começar com investimentos mais baixos.
Qual é o melhor para você
A verdade é que não há como definir com precisão o que é melhor para você. Apenas o próprio investidor consegue determinar isso. Tanto o mercado de ações quanto o cripto tem suas vantagens e desvantagens, sem contar que são indicados para perfis menos conservadores.
Se você tem o perfil para investir, vale a pena dividir os valores e trabalhar com parte deles nas ações e outra nas criptomoedas. Afinal, uma carteira bem diversificada é garantia de retorno e menos risco de perder dinheiro.
Comece aos poucos e tire suas dúvidas, continue estudando sobre os dois mercados e teste em qual deles você se adapta melhor.
Seja o primeiro a comentar!