Cores para escritórios e ambientes corporativos
Saiba quais cores tornam o ambiente mais agradável e causam uma boa impressão nos clientes
Um local de trabalho agradável, além de estimular a boa convivência entre os funcionários, coopera com o aumento da produtividade e causa uma boa impressão para os clientes que visitam a empresa.
O sentimento que o ambiente transmite está diretamente associado a fatores visuais, como móveis para escritório, os itens decorativos e as cores.
Enquanto as cores possuem propriedades que ativam áreas do cérebro que influenciam a maneira como as pessoas se sentem em determinado espaço, os móveis, a depender do tipo de acabamento, transmitem uma mensagem de conforto e beleza.
Diante disso, tratando-se de um ambiente corporativo, é ainda mais importante fazer as melhores escolhas. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com foco nas cores para escritórios. Confira!
Efeito psicológico das cores
A decoração de uma empresa vai muito além das tendências e do requinte. Ela precisa ser baseada na funcionalidade e na sensação que o negócio pretende causar nos frequentadores.
Cada cor tem o poder de provocar sensações e impressões diferentes nas pessoas. O efeito psicológico que as cores causam está ligado às ações estimuladas pelo contato visual.
Veja a seguir a influência das cores mais usadas no ambiente corporativo:
Tons neutros escuros
Os tons neutros mais escuros têm um ar mais consistente e sólido. O preto, por exemplo, transmite um ar de sofisticação, porém, quando usado em grandes medidas, pode deixar o clima do ambiente um pouco pesado.
Tons neutros claros
Além de causar a sensação de um espaço maior, os tons neutros mais claros transmitem um sentimento de calmaria. Entretanto, quando usados em excesso, podem passar uma sensação de distância e frieza.
Azul
Os tons mais claros de azul transmitem serenidade interior, além de deixarem o ambiente mais leve. Já os mais escuros, ajudam na concentração. No entanto, não cometa exageros, uma vez que pode tornar o ambiente triste e monótono.
Verde
O verde transmite tranquilidade, além de trazer a ideia de refrescância. Entretanto, os tons escuros devem ser usados cuidadosamente para não deixar o ambiente triste e depressivo.
Laranja
O laranja é uma cor vívida, sofisticada e alegre. Está associada ao entusiasmo, à iniciativa e à alegria.
Rosa
O rosa é uma cor feminina, relaxante e delicada, no entanto, se não houver equilíbrio, pode remeter a algo mais infantil. Por isso, o ideal é usá-la somente em detalhes ou em negócios que atuam em ramos mais informais.
Vermelho
O vermelho é uma cor motivadora, intensa e dinâmica. Desperta ações e, por esse motivo, deve ser usada moderadamente, uma vez que seu excesso pode deixar o ambiente muito agitado.
A função de cada espaço deve ser considerada
Uma mesma empresa pode ser mais básica nas cores de determinados ambientes e ousar mais em outros.
No entanto, é importante entender qual é a proposta de cada espaço para, então, escolher a proporção e as possíveis combinações das cores.
Vale ressaltar que as decisões devem ser tomadas de forma coerente com o projeto visual.
Partindo do ponto que a área de convivência dos colaboradores, por exemplo, deve seguir uma linha mais descontraída, aposte em móveis e paredes com uma paleta de cores mais viva e diversificada.
Já a sala de reunião com clientes pode ser um espaço mais básico, com cores fortes somente nos detalhes. Se a empresa trabalha com ideias, o amarelo pode ser considerado em pontos mais visíveis.
Coerência é fundamental
As opções de cores e de combinações são muitas. Como já mencionado anteriormente, cada uma consegue despertar sensações e influenciar o modo como as pessoas vêem sua empresa. Por isso, é importante agradar não somente os clientes, mas também os colaboradores.
Outro ponto que deve ser considerado diz respeito à fidelidade com o perfil da sua marca. Se o negócio é mais descontraído e apresenta um desenho mais moderno, investir em apenas uma paleta de cores não valerá muito a pena. Nesse caso, faça escolhas que demonstram as qualidades da empresa.
Já se o negócio é mais formal, ousar nos tons de cores mais vibrantes pode não ser uma ideia muito boa.
A seleção correta das cores tem a mesma importância da escolha dos móveis, dos equipamentos eletrônicos e do layout das salas.
Seja o primeiro a comentar!