Devices inteligentes: conheça a Internet of Things (IoT) ou internet das coisas 2023!

Devices inteligentes: conheça a Internet of Things (IoT) ou internet das coisas 2023!

Saiba tudo sobre Internet das Coisas na prática

O conceito de Internet of Things, também conhecido pela sigla IoT, e que em português significa a expressão “Internet das Coisas”, ficou bastante conhecido nos últimos anos. Com os avanços tecnológicos, o conceito saiu do papel e vem ganhando forma com a possibilidade de cidades, casas e empresas inteligentes. 

Através da Internet das Coisas, nós podemos transformar ambientes comuns em ambientes inteligentes, provendo de dispositivos que podem ser controlados por um simples clique, por voz e de forma remota como TV smart, tomada inteligente, entre outros dispositivos. 

O que é Internet das Coisas? 

A Internet das Coisas é um conceito que prevê a conexão de objetos físicos à internet. Essa possibilidade faz com que seja possível criar cidades inteligentes, com dispositivos que possam ser controlados por comando manual e comando de voz com mais facilidade. 

O conceito indica que qualquer objeto físico pode ser transformado em objeto inteligente como TVs, lâmpadas, câmeras de segurança e muito mais. O sistema de IoT pode ser aplicado em diversos âmbitos, seja em casas residenciais até prédios comerciais e em empresas de diversos segmentos de atuação. 

Como funciona a IoT na prática? 

Para que você entenda a Internet das Coisas é essencial ver exemplos práticos. A aplicação da IoT acontece tanto no meio residencial como no meio corporativo, possibilitando diminuir custos e aumentar a produtividade. Confira exemplos de aplicação da Internet das Coisas na prática:

Aplicação da IoT no meio empresarial 

A Internet das Coisas se faz presente em hospitais e clínicas por meio de prontuários inteligentes, que podem ser acessados e atualizados em tempo real, o que facilita o tratamento de pacientes. 

Na agropecuária, os produtores rurais conseguem melhorar a qualidade da lavoura com dispositivos que conseguem cuidar do plantio de forma inteligente, tendo uma noção precisa de temperatura e umidade do solo, probabilidade de chuva e vento e outras informações essenciais para deixar a plantação nas melhores condições. 

Também são usados chips que se conectam a sistemas remotos para monitorar e rastrear o gado. Em lojas comuns, podemos notar a IoT com as centrais de pagamentos automáticas, sem necessidade de contato físico e dispositivos que facilitam o controle do estoque com mais precisão e inteligência. 

No transporte público, os usuários podem acessar aplicativos ou telas em pontos de embarque que indiquem o horário e a localização de ônibus, trens e metrôs. 

Aplicação da IoT em ambientes residenciais 

As casas inteligentes estão cada vez mais viáveis para a maioria das pessoas. O que antes era tido como algo de luxo, agora pode ser implementado por pessoas comuns, já que existem muitos kits básicos de dispositivos inteligentes a preços mais acessíveis. 

As Smart TVs, por exemplo, são aparelhos bastante comuns na casa dos brasileiros, sendo TVs inteligentes que podem ser controladas pelo smartphone, por controle ou por voz para que o aparelho possa ser ligado ou desligado e que possa entrar em aplicativos ou canais de TV com base no comando do usuário. 

Os sistemas de segurança também estão cada vez mais inteligentes, com dispositivos que podem ser controlados de forma remota, com acesso a câmeras de segurança, trava de portas à distância e sensores em diversos locais da casa. 

Em kits de dispositivos inteligentes mais acessíveis é possível encontrar lâmpadas e tomadas inteligentes que podem ser ligadas e desligadas pelo smartphone, o que garante mais controle na conta de luz no fim do mês. 

As soluções de Internet das Coisas estão se expandindo pelo mercado corporativo e residencial. A criação de ambientes inteligentes avança por cidades de todo o mundo e se torna uma realidade cada vez mais viável para todos. 

Como podemos perceber, a IoT tende a se desenvolver cada vez mais com os avanços tecnológicos dos últimos anos. A tendência é que cada vez mais dispositivos físicos ganhem versões inteligentes e sejam aprimorados com recursos inovadores para facilitar a vida de pessoas e empresas. 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.