Fortaleza é líder em tecnologia e inovação, e se destaca em empreendedorismo
A capital do Ceará investiu em diversos projetos de tecnologia, educação e empreendedorismo para liderar esse setor. Conheça neste post 4 desses projetos!
Você sabia que Fortaleza é a cidade que mais investe em tecnologia e inovação? Esse foi o resultado do estudo Ranking Connected Smart Cities, que mostrou a capital do Ceará como líder nesse segmento.
Para conseguir isso, Fortaleza investiu pesado em novos projetos na área de tecnologia, onde ela também ajudou no desenvolvimento da educação e do empreendedorismo da cidade.
Sendo assim, se você sempre quis conhecer Fortaleza, vai gostar desse conteúdo que mostra a você os principais projetos que a cidade criou para liderar o ranking!
Projetos de empreendedorismo e tecnologia de Fortaleza
Fortaleza atingiu a liderança no ranking devido aos seus diversos investimentos em novos projetos na área de tecnologia e empreendedorismo da cidade.
A capital do Ceará criou nos últimos anos diversos projetos para desenvolver melhor sua população. A maioria deles foi criada no Laboratório de Inovação de Fortaleza.
Também conhecido como Labifor, ele possui diversos projetos que visam atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Cada um dos projetos foi criado para resolver eventuais problemas da cidade com inovação e muita criatividade.
A seguir, separamos 4 deles para você conhecer melhor e ver como eles ajudaram Fortaleza a ser líder no ranking!
Juventude Digital
Esse projeto do Labifor foi criado em parceria com o Sebrae e a Fundação Estudar para oferecer diversos cursos, oficinas e treinamentos especiais na área da tecnologia.
O projeto visa disponibilizar em um portal online diversos conhecimentos da área para permitir que os jovens de Fortaleza consigam ter mais oportunidades de trabalho no setor da TI, que é um dos que mais se desenvolve no globo.
TechEduca
Já o TechEduca é um programa com diversas ações que visam tornar o ensino infantil e fundamental mais inovadores e com acesso a diversos recursos que ajudam na educação dos alunos.
Para isso, esse programa engloba 6 ações para inovar o ensino de Fortaleza, sendo eles:
- Sala de Inovação Educacional: são 250 espaços com computadores e internet para os alunos aprenderem mais;
- Escola Conectada: instalação de internet de qualidade em diversas escolas municipais;
- Programação e Robótica: inclusão dessas matérias no currículo escolar com materiais didáticos e formação especial para professores;
- Ciência é Fundamental: instalação de laboratórios móveis de ciências no ensino fundamental;
- Programa Aprender Mais: distribuição de materiais didáticos de português e matemática para alunos com contraturno;
- Fábrica de Ideias: 200 salas para os alunos colocarem suas ideias e criações em prática.
Dessa maneira, os estudantes terão diversas oportunidades de crescer e se desenvolver durante o ensino.
Capacita Fortaleza
Já o Capacita Fortaleza é um programa que oferece diversos cursos e consultorias gratuitas para os empreendedores da capital.
O projeto foi feito em parceria com o Sebrae Ceará e visa capacitar 25 mil empreendedores e prestar consultoria para 5.640 profissionais de forma online e presencial.
Para isso, eles desenvolveram um portal online que oferece diversos cursos sobre vendas, precificação, marketing e outras temáticas que ajudam os empreendedores em seus desafios diários.
Re-ciclo
Por fim, tem o projeto Re-ciclo, que se trata de uma plataforma que consegue coletar os recicláveis de Fortaleza de forma totalmente gratuita.
O projeto, que está sendo feito em conjunto com o iFood e a SOLOS, consiste em conectar os catadores às pessoas que possuem materiais recicláveis em casa.
Para isso, a plataforma consegue oferecer a eles triciclos elétricos que emitem uma baixa quantidade de carbono e permite que os catadores realizem o trabalho com mais rapidez.
Conheça o Ranking Connected Smart Cities!
Os projetos que Fortaleza desenvolveu e investiu nos últimos anos são realmente inspiradores e mostram como a cidade se preocupa em oferecer o melhor desenvolvimento aos seus habitantes.
Mas, além de conhecê-los, também é interessante saber mais sobre o Ranking Connected Smart Cities, que foi a pesquisa que destacou os trabalhos realizados em Fortaleza.
Sendo assim, o ranking é basicamente um estudo que analisa 680 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes para verificar qual deles tem o maior potencial de desenvolvimento.
Para isso, o estudo leva em consideração 11 indicadores que ajudam a medir o desenvolvimento das cidades, sendo eles:
- Mobilidade;
- Urbanismo;
- Meio ambiente;
- Tecnologia e inovação;
- Economia;
- Educação;
- Saúde;
- Segurança;
- Empreendedorismo;
- Governança;
- Energia.
De todos esses indicadores, Fortaleza recebeu destaque em tecnologia e inovação a partir dos projetos que a cidade desenvolveu.
Seja o primeiro a comentar!