IGPM acumulado de 2023

IGPM acumulado de 2023

Se você costuma acompanhar com frequência a economia do Brasil e do mundo, provavelmente está um pouco perdido em relação a todas as mudanças que ela vem sofrendo, principalmente no que diz respeito à inflação e outras métricas utilizadas para calcular os impactos da economia no bolso da população. Nesse caso, conhecer mais sobre o IGPM acumulado de 2022 é de suma importância.

Isso porque esse índice é responsável por medir os preços médios de serviços e produtos em nosso país, de modo a identificar os setores que mais sofreram aumentos, assim como prever as novas mudanças que acontecerão ao longo do ano. Assim, os consumidores podem se preparar para essas mudanças e organizar as finanças de casa, adiantando os efeitos que a inflação pode causar. Tudo isso só ocorre graças ao IGPM acumulado de 2022.

Dessa forma, criamos este texto para falar um pouco mais acerca do índice IGPM acumulado de 2022 e os impactos que ele pode causar na economia das famílias do país. Portanto, se você quer aprender mais sobre ele, continue conosco nessa leitura e aprenda mais.

O que é IGP-M?

A sigla IGP-M significa Índice Geral de Preços – Mercado. Ele é divulgado todos os meses pelo FGV-IBRE (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas). Esse indicador foi criado no fim dos anos 40, com o objetivo de ser uma medida bastante abrangente, capaz de englobar o movimento dos preços de diferentes atividades e etapas do processo de produção.

Nesse sentido, temos um indicador mensal capaz de mensurar toda a atividade econômica feita em nosso país nos principais setores que regem essas atividades. O IGP possui três diferentes versões, com coletas de preços encadeadas. 

A primeira versão é conhecida como IGP-10. Essa versão apura os preços dos dias 11 de um mês anterior ao décimo dia do mês em que foi coletado. Já o IGP-DI é mais usado em comparação ao índice anterior, pois ele apura do primeiro ao trigésimo dia. Por fim, temos o mais popular entre todos, que é o IGP-M. 

O IGP-M é responsável por apurar todas as informações acerca das variações dos preços, se iniciando no vigésimo primeiro dia do mês anterior até o vigésimo dia do mês em que será realizada a coleta. O índice é utilizado de forma ampla na fórmula paramétrica de reajuste das tarifas públicas, como é o caso da telefonia e da energia, assim como nos contratos de prestação de serviços e de aluguéis.

Como é calculado o IGP-M?

Assim como o IGP-10 e o IGP-DI, o IGP-M é calculado com base na variação dos preços nos bens e serviços, assim como os preços das matérias-primas que são usadas na produção agrícola, na construção civil e na produção industrial. Sendo assim, para se chegar ao resultado do IGP-M, podemos dizer que ele é uma média aritmética do INCC (Construção Civil), IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e IPA (Inflação ao Produtor).

Cada índice possui um peso que corresponde a parcela da despesa interna bruta, que é calculada a partir das Contas Nacionais, distribuído dessa forma:

  • 60% para o Índice de Preços ao Produtor Amplo;
  • 30% para o Índice de Preços ao Consumidor;
  • 10% para o Índice Nacional de Custo da Construção.

Para resumir o que cada um dos índices significam, podemos dizer que o Índice de Preços ao Produtor Amplo é responsável por monitorar todas as variações de preços que os produtores percebem. Já o IPC é responsável por acompanhar a variação de preços capazes de impactar o consumidor final. Finalmente, temos o INCC, que é responsável por demonstrar os custos relacionados à construção civil, considerando a variação dos preços dos materiais de construção, assim como os custos relacionados à mão de obra.

Como o índice é usado

O que muitas pessoas não sabem é que o IGM-P é um índice extremamente importante. Isso porque ele serve de base para as alterações nos preços dos aluguéis, bem como nas tarifas de energia elétrica, telefonia, planos de saúde, educação, contratos com empresas privadas e públicas, entre várias outras.

Portanto, o IGPM acumulado de 2022 servirá como base na hora de reajustar o seu contrato de aluguel, nas tarifas da conta de luz e de telefonia, até mesmo na contratação do seu plano de saúde. Logo, é extremamente importante que você fique atento às informações relacionadas ao IGPM acumulado de 2022 para entender quais serão os impactos nas suas finanças.

IGPM acumulado de 2022 e 2023 e suas variações

O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) demonstrou uma variação aproximada de 0,59% no mês de junho. Já no mês de maio, essa variação foi de 0,52%. Sendo assim, temos um IGPM acumulado de 2022 que chega a marca de 8,16% nos 8 meses de 2022. Já nos últimos 12 meses, essa alta chega a 10,70%.

Fazendo uma breve comparação com o ano de 2021, o mesmo acumulado dos 8 primeiros meses do ano chegava a 35,75%. Portanto, embora o IGPM acumulado de 2022 marque uma alta, ele ainda é inferior ao do ano passado, demonstrando uma recuperação gradual do mercado.

No ano de 2022, os destaques do índice IPA são principalmente o leite in natura, que registrou uma queda de 7,47% e chegou a 4,40%. Já o óleo diesel teve um aumento de 3,29% e chegou a 6,96%. Por fim, temos os veículos automotores, que registraram um aumento de 0,57% e chegaram a 2,31%. Mesmo diante das pressões, o IPA segue desacelerando e chegando ao menor patamar, considerando o mês de julho do ano de 2020, em que ele registrava uma alta que chegou a 9,27%.

Diante de tais informações, podemos dizer que o IGPM acumulado de 2022 segue em queda se compararmos com o mesmo período do ano passado. Contudo, os consumidores ainda sentem no bolso os efeitos da pandemia, que causou um encarecimento de praticamente todos os produtos e serviços, fazendo com que muitas pessoas enfrentassem uma insegurança alimentar nunca vista antes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.