Integrantes do Mercosul anunciam parceria para retomada do turismo

Integrantes do Mercosul anunciam parceria para retomada do turismo

Com quase 100% da população vacinada e queda acentuada nos casos de Covid, turismo do Mercosul aposta em plano de ação para atrair visitantes ao longo dos próximos meses.

A retomada do turismo está encontrando na união de nações uma alternativa para fomentar as visitas nos países do Mercosul. Com a vacinação perto de atingir 100% da população, autoridades do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile se encontraram na 25ª Reunião dos Ministros do Turismo do Mercosul, em Recife, para anunciar medidas conjuntas que terão como foco o estímulo ao setor. 

Trata-se de um grande avanço de olho em uma boa movimentação nesses países ao longo da temporada de férias, assim como durante 2022. 

Entenda o que foi decidido para fomentar o turismo nos países do Mercosul 

Cientes da necessidade da retomada econômica e da importância do turismo nos países que integram o Mercosul, os ministros de cada nação estabeleceram um plano de ações conjuntas que visam reabrir as atividades turísticas a partir de novembro de 2021. 

Para isso, um acordo foi assinado para estabelecer medidas de segurança sanitária, abrindo as fronteiras dos países desde que todas as regras sejam cumpridas. Os protocolos preveem o uso de máscaras nos aeroportos, aviões, nos estabelecimentos fechados, assim como o uso de álcool em gel, e evitando aglomerações. 

O plano de ação foi elaborado pelo Ministério da Saúde de cada país, com suas respectivas medidas de segurança, inclusive voltadas para datas importantes para o setor, como Natal, Réveillon e carnaval.   

Dessa maneira, com as fronteiras liberadas, existe uma grande expectativa de que Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina se transformem nos principais destinos turísticos do mundo nos próximos meses. 

Com isso, a expectativa de geração de renda e de empregos aumenta a cada dia, principalmente para suprir as perdas ocasionadas pela pandemia. Afinal, o setor de turismo foi um dos mais afetados em razão da necessidade de isolamento social e fechamento de muitas cidades turísticas. 

Protocolos sanitários serão prioridade 

Entre as decisões unânimes acordadas na reunião entre os ministros, o cumprimento dos protocolos sanitários de cada país prevaleceu e vai ser uma prioridade para manter as fronteiras abertas ao longo da temporada. 

Outra novidade que também deve movimentar o setor é o retorno dos cruzeiros marítimos, trazendo muitos turistas estrangeiros ao litoral brasileiro. Mas o número de navios que se atracarão por aqui ainda é bem reduzido. 

Apesar de o uso de máscara ainda ser obrigatório em vários locais, os ministros reconheceram que houve excelentes avanços por conta da vacinação, aspecto que tem contribuído para essa retomada consciente.   

Bahia deve ser um dos principais destinos no Brasil 

Entre os estados brasileiros que estão com grande expectativa para receber turistas nesta temporada, o destaque fica por conta da Bahia. Afinal, as belas praias e o clima contagiante atraem milhares de turistas, principalmente de outros países.  

Nesse sentido, Costa do Sauípe já está totalmente adequada para receber os turistas, inclusive com o Resort e parques adequados dentro dos protocolos de segurança. Tudo foi devidamente preparado para garantir uma diversão segura e dentro do acordo entre os países do Mercosul. 

Assim, certamente esse verão tem tudo para ser um divisor de águas, deixando para trás meses de estagnação e incertezas. Agora, o que deve entrar no passeio é muita diversão e experiências para lá de contagiantes. 

Costa do Sauípe é um destino ideal para famílias com crianças e também casais que querem vivenciar momentos incríveis diante da natureza, com um acolhimento perfeito em acomodações dignas de cinco estrelas. 

O litoral norte baiano é destaque nos roteiros turísticos e agora vem com força para retomar a presença de visitantes, sempre com as melhores opções de lazer, seja em piscinas ou no mar, tudo com aquele toque que só a Bahia tem.    

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.