Melhores Aplicativos Para Controle De Calorias 2022

Melhores Aplicativos Para Controle De Calorias	2022

Muitas pessoas hoje em dia usam a tecnologia para melhorar a saúde.

Podemos ver essa tendência se materializando em diversas frentes: smartwatches, pulseiras que monitoram atividade (como Fitbit e afins) e, principalmente, aplicativos de celular.

Existem vários tipos de aplicativos — os que ajudam a acompanhar seu treino, aqueles que permitem cronometrar seu jejum intermitente, dentre outros.

Mas certamente uma das classes mais populares são os aplicativos para controle de calorias.

Neste artigo, vamos comparar os 4 aplicativos para controles de calorias mais populares, e apresentar as vantagens e desvantagens de cada um deles.

App para controle de calorias #1 — MyFitnessPal

Resolvemos começar por este app por se tratar de um dos mais bem avaliados das lojas de aplicativos.

Com o MyFitnessPal é possível acompanhar sua ingestão diária de calorias, anotando os alimentos consumidos a cada refeição em uma espécie de diário.

Também é possível anotar e manter o registro de outros dados como peso, medidas corporais, e exercícios.

Além disso, ainda temos uma função muito interessante e que é um diferencial com relação aos outros apps: a possibilidade de calcular a quantidade de calorias e macronutrientes de receitas.

Você pode facilmente inserir os ingredientes da sua receita favorita, e salvá-la no app.

Assim, todas as vezes que for comer uma fatia do seu bolo low-carb, ou da sua torta de frango fitness, pode usar diretamente a base de receitas, que ficará salva.

Na versão premium, também podemos salvar os dados dessas receitas para que fique disponível para todos os usuários do app.

Sendo assim, fica claro que esse app pode ser usado por seguidores de diversas estratégias diferentes — sendo muito popular para pessoas que seguem uma estratégia como a dieta flexível, por exemplo.

App para controle de calorias #2 — FatSecret

O FatSecret é provavelmente o aplicativo de celular mais popular entre as pessoas que buscam emagrecer — pelo menos na app store brasileira.

Com ele também é possível anotar e manter seu diário alimentar — com uma ampla gama de alimentos disponíveis.

Também é possível fazer suas entradas diárias de calorias, peso, medidas, ingestão de água e tempo de jejum.

Algo que muitas pessoas gostam nesse app é a implementação e gestão de uma meta diária de consumo calórico.

Pode-se também fazer um controle da ingestão de carboidratos líquidos — algo especialmente interessante para praticantes das dietas low-carb e cetogênica.

App para controle de calorias #3 — Cronometer

Vamos começar logo por um de seus únicos pontos negativos: o cronometer não está disponível em português — o que pode ser um problema para pessoas que não entendem inglês.

No entanto, se você sabe um mínimo da língua britânica, provavelmente irá gostar muito desse app.

Com ele é possível manter o controle total da sua ingestão de calorias diária.

E mais: ele também permite acompanhar o consumo de macronutrientes (proteínas, carboidratos, e gorduras) e até mesmo de micronutrientes (vitaminas e minerais).

Nesse sentido, ele é o aplicativo de controle de calorias com uma mais ampla gama de nutrientes avaliados — incluindo vitaminas A, C, D, E, K, além de cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, e fósforo.

Sendo esse último o seu grande diferencial, pois, dessa forma, é possível saber se você está carente na ingestão de algum micronutriente essencial para sua saúde.

App para controle de calorias #4 — Tecnonutri

Diferentemente dos outros apps supracitados, o Tecnonutri é um aplicativo elaborado 100% no Brasil.

Como grande diferencial, o app possui uma espécie de robô que conversa com você durante seu uso.

Esse bot faz sugestões de dietas e alimentos de acordo com suas preferências — o que torna esse um app um pouco mais “interativo” que os anteriores.

Um dos destaques dessa função é a sugestão diária de um cardápio low-carb ou cetogênico, que pode ser enviado diariamente para você.

Além disso, o Tecnonutri também possui algumas funções básicas como cronômetro do tempo de jejum, lembretes para ingestão de água, e diário de peso.

O ponto negativo fica por conta da grande maioria dos recursos interessantes estarem disponíveis apenas na versão premium do app.

Apps Para Controle De Calorias | Conclusão

No post de hoje vimos sobre 4 dos melhores e mais famosos aplicativos para controle calórico.

É interessante notar que todos os apps mostram, além das calorias, outras características da sua alimentação — por exemplo, a quantidade de carboidratos líquidos (carboidratos totais menos as fibras), a porcentagem das calorias vindas de cada nutriente, e mesmo a sua ingestão de determinadas vitaminas e minerais.

Isso ajuda você a ter uma visão mais ampla da própria alimentação — ao controlar não só as calorias, mas também outros nutrientes essenciais para a boa saúde.

A verdade é que, apesar de algumas diferenças e outras tantas semelhanças, qualquer um deles pode ajudar a atingir seu objetivo de perda de peso e ganho de saúde.

Até mesmo se o seu objetivo principal for ganhar massa magra esses apps podem ser úteis.

Nós vimos as principais vantagens e desvantagens de cada um deles.

E, na nossa opinião, os dois mais completos são o MyFitnessPal e o Cronometer. Se você prefere usar um app em português, vale a pena começar com o MyFitnessPal.

Mas saiba que, no final do dia, o mais importante é a sua adaptação.

Portanto, teste os aplicativos e fique com aquele que você achar melhor para você.

E sinta-se livre para, após algum tempo, até mesmo seguir sem usar nenhum aplicativo.

Até porque, até poucos anos atrás, nenhum deles sequer existia.

E saiba que nenhum aplicativo jamais vai conseguir emagrecer você — se você não optar por alimentos saudáveis, atividade física, e um estilo de vida equilibrado. 

Desta forma, vale a pena usar a tecnologia para te ajudar a ter mais resultados — mas lembre-se que os aplicativos para controle de calorias são apenas ferramentas para te ajudar. E nunca substituem o aconselhamento profissional, e a sua capacidade de colocar as estratégias em prática.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.