Quais as ferramentas do Google para empresas?

Quais as ferramentas do Google para empresas?

Se você costuma usar a internet com frequência, saiba que é bastante provável que em algum momento do seu dia, você tenha usado algum serviço ou produto do Google. Mas você sabia que existem ferramentas Google para empresas?

Essas ferramentas oferecem soluções personalizadas para seu negócio, de modo a automatizar tarefas e aumentar a visibilidade da empresa.

As ferramentas Google para empresas podem ajudar na hora de traçar novas estratégias de marketing digital, bem como melhorar os processos realizados no dia a dia.

Tudo isso irá trazer uma melhora significativa na captação de novos clientes. Sendo assim, se você pensa em crescer a sua empresa, é impossível deixar de lado todas as ferramentas Google para empresas.

Dessa forma, resolvemos criar este texto para falar um pouco mais sobre as ferramentas Google para empresas e como elas podem ajudá-lo a melhorar todas as áreas do seu negócio. Portanto, para saber mais sobre todas as informações que nós reunimos, bem como aprender mais sobre elas, continue lendo o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas.

Google Keyword Planner

O primeiro item da nossa lista de ferramentas Google para empresas é o Google Keyword Planner ou Planejador de palavras-chave do Google.

Assim como o nome já sugere, trata-se de uma ferramenta responsável por ajudar o empreendedor na hora de planejar quais serão as palavras-chave utilizadas ao criar a sua estratégia de marketing digital.

Através da utilização dessa ferramenta do Google, você poderá encontrar com mais facilidade as palavras-chave ideais para campanhas de tráfego pago no Google Ads. Com essa ferramenta, você pode ter acesso a:

  • Uma lista contendo os termos considerados mais relevantes de acordo com o seu negócio;
  • A média de pesquisas para esses termos no mês;
  • O nível de concorrência;
  • O valor do lance sugerido, ou seja, quanto os anunciantes pagam por essa palavra-chave para ser exibida ao público.

Quando você escolhe corretamente todas as palavras-chave que serão utilizadas no seu negócio, há um aumento significativo nas chances de alcançar o sucesso ao criar as suas estratégias de marketing digital. Graças a utilização do planejador de palavras-chave do Google, é possível definir com certeza as melhores palavras-chave de acordo com o seu negócio.

Google Meu Negócio

Através da utilização de uma conta na ferramenta Google Meu Negócio, você tem acesso a mais do que apenas um cartão contendo as informações da sua empresa, no entanto, muitas pessoas não sabem como funciona o Google Meu Negócio.

Se você também faz parte desse grupo de pessoas que não conhecem como funciona o Google Meu Negócio, é necessário entender que se trata de um recurso que possibilita a conexão de forma gratuita com clientes na ferramenta de Pesquisa do Google, bem como no Google Maps. Portanto, as pessoas podem encontrar a sua empresa com mais facilidade.

Um questionamento muito comum que acaba surgindo é: isso realmente tem algum tipo de utilidade para minha pequena empresa? Bem, “perguntar ao Google” se tornou um hábito para grande parte das pessoas que acessam a internet. Muitos clientes em potencial de alguma forma encontrarão sua empresa usando um mecanismo de pesquisa.

Nesse sentido, podemos dizer que quanto mais fácil for encontrar a sua empresa através do Google, melhores serão os resultados na hora de captar mais clientes. Para exemplificar, pense o que você faz para encontrar algo ou algum lugar que esteja procurando? Pesquisa no Google, não é mesmo? Então, se o seu negócio não pode ser encontrado nele, isso pode ser um grande prejuízo na hora de captar clientes.

É também um canal que sua empresa pode usar para gerenciar relacionamentos com clientes, publicar promoções, eventos e notícias, e encontrá-lo quando alguém quiser saber onde está. Outro recurso importante e atraente é a seção de comentários, onde seus clientes podem deixar mensagens. Graças a ela, futuros clientes podem consumir seus produtos e serviços com mais confiança.

Google Forms

O formulário do Google é uma excelente ferramenta para que você possa realizar pesquisas entre o seu público. Através dela, você pode criar questionários e customizar as perguntas que serão disponibilizadas. Após concluir o formulário, você terá acesso a um Relatório criado pelo próprio Google, tudo de forma simples e prática para entender as informações que foram obtidas. 

Trata-se de um excelente método para coleta de dados utilizando um formulário muito simples. A partir disso, você pode entender o comportamento do seu público e adaptar suas estratégias de venda para aquilo que eles buscam.

Google Ads

Aqui, temos uma das ferramentas do Google para empresas mais poderosas na captação de novos clientes. Trata-se do Google Ads. Caso você não tenha conhecimento sobre como funciona o Google Ads, iremos ajudar a entender de forma simples a sua aplicação e funcionamento.

O Google Ads é uma ferramenta que permite que as empresas anunciem os seus produtos online, aparecendo tanto nos resultados de busca do Google quanto nos sites parceiros. Esses anúncios são exibidos para públicos relevantes e que tenham interesse naquilo que você está vendendo, ou seja, os anúncios não são exibidos de forma aleatória.

A ferramenta do Google faz isso com base nas pesquisas que são realizadas a partir de cada um dos usuários. Nesse sentido, suponhamos que se você está vendendo um produto específico, como é o caso de iPhone, os seus anúncios irão aparecer para aquelas pessoas que estão buscando o termo iPhones no Google. Portanto, todos os anúncios são segmentados de acordo com o interesse dos internautas. Sendo assim, agora você sabe como funciona o Google Ads.

G Suite

O G Suite do Google é uma ferramenta gratuita, que disponibiliza diversas ferramentas voltadas à produtividade, ajudando as empresas que vendem produtos e simplificando a sua rotina com os fornecedores. Por meio dessa ferramenta, você pode automatizar tarefas envolvendo todo o processo de venda de um produto.

Google Analytics

Essa é mais uma das nossas ferramentas do Google para empresas. Ela também é disponibilizada de forma totalmente gratuita e permite coletar informações acerca das pessoas que visitam o site. Com isso, é possível entender o comportamento dos usuários, bem como adaptar as estratégias de venda para se tornarem mais efetivas.

Hangouts

Essa ferramenta foi criada para tornar mais simples a comunicação entre as pessoas. Tudo isso graças a um recurso disponibilizado para realização de videoconferência com até 100 pessoas. Ela se tornou extremamente útil ao longo da pandemia de coronavírus. Sendo assim, a partir do Google Hangouts, você pode se reunir de forma virtual com clientes, vendedores, fornecedores e muito mais.

Google Trends

Essa ferramenta possui uma grande utilidade na hora de monitorar quais são as novas tendências do seu setor. A partir da sua utilização, você pode verificar a popularidade de alguns termos, bem como fazer uma comparação com as palavras-chave de acordo com as regiões do país e até mesmo do mundo.

Google Drive

Por fim, o último item da nossa lista de ferramentas do Google para empresas é o Google Drive. Trata-se de um serviço de armazenamento na nuvem. Por meio dessa ferramenta, você pode salvar qualquer tipo de arquivo na nuvem, sem ter que utilizar o armazenamento do seu computador ou dispositivo móvel. Isso ajuda a proteger os arquivos e evitar que eles se percam. Sendo assim, se você não quer correr o risco de perder algum tipo de arquivo importante, a melhor opção é utilizar o Google Drive e contar com toda a segurança que essa ferramenta oferece, além dos 15GB de armazenamento totalmente grátis.

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