Custos básicos de consultórios e clínicas médicas

Custos básicos de consultórios e clínicas médicas

Quais são os gastos mais importantes ao montar sua clínica ou consultório?

Abrir um consultório ou clínica é talvez um dos maiores investimentos realizados por médicos. Ao investir na sua clínica, você consegue realizar mais atendimentos e ter sucesso na carreira médica.

No entanto, manter uma clínica também requer diversos investimentos, especialmente para manter os custos administrativos e operacionais. Nesse sentido, todo médico também deve fazer uma gestão financeira e de custos para evitar que sua clínica tenha prejuízos, prejudicando a rentabilidade.

Identificando os tipos de custos

De maneira geral, um consultório ou clínica, assim como a maioria das empresas, possui dois tipos de custos. Em primeiro lugar, estão os custos fixos, despesas cujo valor não pode ser negociado com facilidade.

Além disso, esses custos sempre estarão presentes e devem ser pagos independentemente da demanda de atendimentos ter sido alta ou baixa. Custos com aluguel, salários de funcionários e contribuições são exemplos desses custos.

Por outro lado, os custos variáveis não possuem um valor predeterminado, pois seu valor oscila conforme a atividade do consultório. Ou seja, os custos tendem a aumentar de acordo com o aumento da demanda pelo serviço médico.

Nesse sentido, o aumento dos custos variáveis é positivo, pois indica que o movimento no consultório – e, consequentemente, a sua receita – também cresceu. Dessa forma, a clínica tenderá a ser lucrativa ainda que esse valor cresça.

De maneira geral, alguns custos, fixos ou variáveis, são básicos e variam pouco entre cada consultório. Portanto, conheça quais são os quatro custos básicos da clínica médica e como eles podem impactar a atividade do negócio.

Aluguel

O primeiro passo para montar uma clínica é decidir em qual local você vai estabelecer seu endereço. Caso você não possua um imóvel próprio, então o aluguel provavelmente representará um dos maiores custos fixos da sua lista.

Existem muitas variáveis para decidir onde alugar um imóvel. Primeiro, ele deve ser compatível com o fluxo de clientes que você espera na sua clínica. Segundo, deve ter uma boa localização e acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção.

Por fim, os custos do aluguel, bem como sua capacidade de pagá-los, também devem ser levados em conta. Fazer uma pesquisa de mercado e selecionar várias opções pode levar a uma grande economia mensal de recursos.

Despesas com pessoal

Outra despesa fixa importante é o custo com pessoal e salários. Mesmo que você pretenda clinicar sozinho, precisará de uma secretária e pessoal de limpeza. E ter uma equipe preparada e bem remunerada costuma fazer diferença na produtividade da clínica.

Por outro lado, se você pretende clinicar em parceria com outros médicos, a responsabilidade aumenta. Despesas como as de divisão de lucros, pró-labore e funcionários para cada médico devem ser consideradas na avaliação de custos.

Além do salário, um médico deve pensar em formas de estimular a sua equipe de trabalho, como o oferecimento de benefícios (vale-transporte, vale-alimentação, etc.) e treinamentos.

Órgãos de classe

Muitos profissionais têm obrigações a pagar com seus órgãos de classe. No caso dos médicos, as obrigações são com o Conselho Federal de Medicina (CFM), bem como os respectivos conselhos estaduais.

Essa despesa é fixa e cobrada uma vez por ano, portanto, já deve ter presença na planilha de custos. No entanto, os órgãos costumam oferecer descontos para quem paga à vista, então avalie a possibilidade de auferir mais um desconto com isso.

Despesas internas

São custos cotidianos do escritório, como contas de água, eletricidade, internet, telefone e outras. Esses custos são os mais correlacionados com o fluxo de atendimentos da clínica: quanto mais demanda, maiores são os custos.

Dessa forma, as despesas internas possuem um grau de sazonalidade conforme a demanda. Portanto, é válido analisar as variações de uso e valores para cada período do ano e saber quando cada despesa cresce. Assim, você será capaz de montar reservas e se preparar para eventuais aumentos nesses custos.

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