O que são e qual é a importância de HR Techs

O que são e qual é a importância de HR Techs

Descubra o que são as HR Techs e como elas podem transformar o setor de recursos humanos das PMEs.

Na busca por redução de custos, aumento de eficiência, diminuição de riscos operacionais, automatização de processos e competitividade, a cada dia que passa mais e mais empresas apostam nas inúmeras ferramentas desenvolvidas pelas empresas de tecnologia (startups), também conhecidas como Techs.

Quando se trata dos recursos humanos, quem brilha são as HR Techs, que ajudam a reduzir os custos de contratação, elevam a eficiência do processo seletivo e adequam os funcionários às suas melhores funções, permitindo que sejam muito mais produtivos e eficientes. Tudo isso por meio de uma plataforma de RH.

Mas o que são as HR Techs? Por que elas podem ser tão relevantes para empresas de todos os segmentos? É sobre esses fornecedores de tecnologia para o setor de recursos humanos que falaremos. Continue a leitura e veja como as HR Techs revolucionam o gerenciamento do capital humano, o ativo mais importante para todas as empresas.

O que são as HR Techs?

São startups que têm como objetivo facilitar e solucionar problemas nos setores de Recursos Humanos por meio da automatização de processos. O termo “HR” vem de “Human Resources”, e “Tech”, de “Technologies”.

Traduzido para o português, o “HR Tech” significa “Tecnologia para os Recursos Humanos”. Essas empresas usam a tecnologia como ponte para o aumento de produtividade, e seu uso tem o poder de inovar processos, cultura e o mindset dos líderes, que passam a trabalhar e visualizar o negócio de uma forma totalmente diferente.

Isso porque os produtos desenvolvidos por uma HR Tech entregam um enorme leque de novas possibilidades e, devido ao seu potencial de automatizar processos manuais e acelerar os burocráticos, permitem que os gestores tenham mais tempo disponível para se dedicar às estratégias que vão garantir um bom futuro para o negócio.

Transformando o RH em um setor tecnológico, as HR Techs podem garantir ambientes mais produtivos e amigáveis para os colaboradores, pois vão muito além de softwares, já que permitem o tratamento de dados e a identificação de pontos fortes e fracos do setor e de todos os funcionários da empresa.

Por que as HR Techs são tão importantes para o setor de recursos humanos?

Por muito tempo, somente as grandes organizações usufruÍam de um setor de recursos humanos transformado pela tecnologia. Hoje, as HR Techs democratizaram o uso de software e plataformas, permitindo que pequenas e médias empresas também tenham acesso a este tipo de tecnologia.

Conforme a transformação digital foi entregando benefícios, como a popularização do acesso à internet, dispositivos e aplicativos de gestão de todos os tipos, as PMEs conseguiram também fazer parte da transformação e obter tecnologias muito colaboradoras para seus ambientes de trabalho.

As HR Techs têm o poder de otimizar processos, rotinas repetitivas, refinar os procedimentos de contratação, melhorar a comunicação entre equipes, avaliar a performance de trabalhadores e até agilizar os treinamentos.

Assim, os setores de RH conseguem obter os seguintes benefícios:

  • Gestão de pessoas inovadora;
  • Alta velocidade na execução de processos;
  • Gerenciamento de contratações;
  • Análises de perfis comportamentais;
  • Redução de erros;
  • Aumento da eficiência;
  • Detalhamento de dados que podem ser utilizados para detectar inconsistências, baixo nível de desempenho e ajudar a gestão a aplicar melhores práticas para o RH.

Sólides recebeu maior aporte já feito em HR Tech na América Latina

A Sólides é uma HR Tech dedicada às PMEs brasileiras que transforma RHs todos os dias em nosso país. Devido à qualidade de suas soluções e ao grande sucesso de seus produtos com pequenos e médios empreendedores do Brasil, foi contemplada com o maior aporte já feito em uma HR Tech da América Latina.

Também conhecida como a HR Tech das PMEs, a Sólides recebeu, em 17 de fevereiro de 2022, um aporte de R$ 530 milhões que a permitirá dar um salto imenso no desenvolvimento de mais e melhores soluções para o setor de recursos humanos.

O recurso foi injetado pela americana Warburg Pincus, uma marca gestora de private equity (equidade privada). Isso porque a empresa sediada em Nova York identificou o alinhamento de sua visão e valores com a HR Tech brasileira, pois ambas acreditam no aquecimento do setor de RH e desejam um futuro onde as empresas dêem mais atenção para a gestão de pessoas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.