Aplicativos Tecnologia

Aplicativos de celular que ajudam a medir a glicose no diabético

Aplicativos de celular que ajudam a medir a glicose no diabético

Você já parou para pensar o quão evoluída é a nossa tecnologia? Em pouco menos de duas décadas conseguimos avançar consideravelmente e hoje somos capazes de realizar feitos incríveis usando um simples smartphone. Inclusive, podemos usá-lo para cuidar da nossa saúde.

O medidor de glicose é um produto médico utilizado por pacientes para realizar a medição do nível de açúcar presente no organismo. Mesmo com essa importância, nem todo mundo o tem em casa. Mas, e se fosse possível fazer essa medição usando seu celular?

Acha impossível? Pois bem, eu estou aqui para te mostrar que nossa tecnologia já está alcançando este patamar. Vamos conhecer agora aplicativos para pedir a glicose em diabéticos.

Realmente existe esse aplicativo?

Em 2019, o site saúde.abril.com.br publicou uma matéria onde abordava-se essa questão. Na época, os estudos para se alcançar exatidão neste tipo de aplicativo estava em andamento. A ideia seria tornar a medição o mais preciso possível.

A Universidade da Califórnia usou como base um aplicativo utilizado para a medição da frequência cardíaca que utiliza a luz do próprio celular para verificar a frequência cardíaca da pessoa.

Com base nisso, os pesquisadores estão buscando detectar ondas de pulso de diferentes tipos de glicose, utilizando e comparando pacientes nos EUA e no canadá. Esse estudo servirá, segundo o site, como um treinamento para a inteligência artificial.

E como se você ensinar truques a seu cachorro, por exemplo, uma vez aprendido, passará a conseguir repetir a ação.

Aplicativos para ajudar a controlar a glicose

Mesmo que ainda não exista um aplicativo que faça a medição da glicose como o medidor de glicose, outros aplicativos muito úteis auxiliam o paciente no controle do seu estado. Separei alguns aplicativos bem interessantes, um deles criado por brasileiros.

Glucose Buddy

De todos que eu vou citar aqui este, talvez, seja o aplicativo para controle glicêmico mais antigo que já foi criado. Embora seja antigo, sua interface é muito bem planejada e funciona perfeitamente ao usuário.

Tem funcionalidades bem completas para a idade, com direito a registo e cálculos de nível de glicose que são realizados de hora e hora, tem até espaço para o usuário fazer anotações. De velho o Glucose Buddy só tem a idade.

Glic

O Glic é um aplicativo para controlar e acompanhar a diabetes. Criado por brasileiros, esse aplicativo tem tudo para ser o melhor desta lista. Inclusive, é o único recomendado abertamente pelo Sociedade Brasileira de Diabetes.

Usá-lo é muito simples. Antes de tudo, você precisará de um pequeno cadastro, depois preencher algumas informações importantes como o índice glicêmico e alimentos que você costuma consumir. o melhor de tudo é que o aplicativo é gratuito.

MySugr

MySugr é um aplicativo que reúne informação e diversão com sua interface descontraída que, diga-se de passagem, é ótima para levantar a autoestima de pacientes diabéticos mais jovens.

No entanto, o que gera certa complicação em utilizá-lo é a interface que, embora descontraída, é confusa de se mexer. Mesmo com isso, não é difícil encontrar o que precisa. O aplicativo reúne funções completas que todo paciente necessita, claro, você deve fornecer informações a ele.

O diferencial deste aplicativo é a fórmula usada para estimular o paciente a manter seu tratamento.

O MySugr é um aplicativo gratuito, mas, para os interessados, ele também está disponível na versão PRO que é paga, e oferece ao usuário pesquisas inteligentes entre outras funcionalidades extras.

Como o medidor de glicose mede os níveis glicêmicos e a proposta do aplicativo?

Em qualquer loja de produtos hospitalares você vai encontrar medidores de glicose em vários modelos, independente disso, todos necessitam que o usuário adicione uma pequena gota de sangue, que será analisada pelo medidor que identificará os níveis de glicose no sangue.

Como dito anteriormente, o aplicativo tem a intenção de tornar a coleta de sangue desnecessária.

O paciente necessitaria apenas de um celular com câmera, ao pressionar o dedo contra a câmera, o aplicativo identifica os níveis de glicose.

Imagine ter que medir a glicemia 4 ou 5 vezes por dia, tendo de tirar sangue toda vez, a proposta do aplicativo é muito atraente e vai ajudar muito diabéticos por todo o mundo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!




Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.