Descubra como consultar as contas bancárias que um CPF possui

Saber como consultar contas bancárias em seu CPF é importante para evitar fraudes em seu nome.

Afinal, atualmente, ninguém está isento de sofrer algum fraude, tendo os dados pessoas roubados ou então clonados. Caso isso aconteça, pode causar uma série de transtornos e dores de cabeça para a pessoa.

Pois, quem roubou suas informações pessoais, poderá até mesmo abrir uma conta usando-os de forma maliciosa. Sendo assim, é importante estar atento quanto a esse risco.

Portanto, caso tenha ficado interessado para saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo esse conteúdo!

Como Consultar As Contas Abertas Pelo Meu CPF?

Como Consultar As Contas Abertas Pelo Meu CPF

Infelizmente, aqui no Brasil, os números de fraudes vêm crescendo de forma alarmante, devido a facilidade que, atualmente, existe em roubar informações pessoais de uma pessoa.

Esses dados em mãos erradas, pode gerar uma série de problemas para a pessoa, pois o fraudador consegue até mesmo abrir uma conta em um banco.

Mas, a boa notícia, é que há um método bem simples para consultar se há contas bancárias abertas em seu CPF. Desse modo, há como antecipar-se e evitar que o problema fique ainda pior.

Isso pode ser feito através de uma consulta no CCS. Essa ferramenta é disponibilizada pelo Banco Central do Brasil e, por meio dela, qualquer pessoa pode consultar se existe alguma conta bancária em seu CPF, além de cartões de créditos existentes.

O que é e para que serve o CCS?

CCS significa “Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional” e, de acordo com o Banco Central, o seu objetivo é registrar quaisquer informações relacionadas aos clientes de todas as instituições financeiras no Brasil.

Ou seja, o CCS foi criado em meados de 2001 para registrar contas que são abertas e encerradas, seja em qualquer instituição. Sendo assim, fica salvo no sistema todos os dados, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, junto com a data em que abriram uma conta ou encerrou.

A grande sacada do CCS, é a possibilidade de consultar informações referentes ao uso do seu CPF ou CNPJ, como por exemplo, alguém que usou essa informação de forma indevida para abrir uma conta bancária.

Como consultar contas abertas pelo CPF no Registrato?

Caso queira saber se existe alguma conta bancária aberta em seu CPF, você poderá fazer isso acessando o CCS. Porém, é importante ressaltar que o seu uso é individual, ou seja, você só poderá consultar informações sobre o seu próprio CPF.

Por outro lado, caso você tenha uma empresa aberta e quer saber se existe alguma conta aberta em nome dela, então poderá consultar através do número de CNPJ.

Mas, para fazer isso, o primeiro passo é cadastrar-se no Registrato, um sistema que disponibiliza gratuitamente informações referentes ao seu CPF.

A partir de então, você poderá acessar os dados do CCS e do SCR.

Passo A Passo Para Consultar Contas Bancárias Em Seu CPF

Passo A Passo Para Consultar Contas Bancárias Em Seu CPF

Portanto veja logo a seguir um passo a passo sobre como consultar contas bancárias em seu CPF.

  1. A primeira etapa é cadastrar-se no Registrato – se já tiver um cadastro, então pode passar para os próximos passos;
  2. Acesse o site do Registrato e selecione a opção “sou pessoa física”;
  3. Em seguida, escolha “obter frase de segurança”;
  4. Então, o site irá redireciona-lo para uma outra página. Você deverá preencher os campos conforme for solicitado e, após terminar, clique em “confirmar”;
  5. Uma frase de segurança será gerada, copie ela pois você irá precisar;
  6. Entre no site da sua instituição financeira e informa a frase de segurança para poder valida-la;
  7. Retorne para o site do Registrato e selecione “cadastrar”;
  8. Novamente você deverá preencher as informações solicitadas, inserir o código e clicar em “continuar”;
  9. Irá gerar uma senha de acesso. Você deverá trocá-la ao acessar pela primeira vez. Então, basta clicar em “entrar” para acessar o Registrato e consultar o seu CPF;
  10. Para isso, selecione a opção “acessar o Registrato”;
  11. Em seguida, insira o seu CPF e a senha que você cadastrou no site;
  12. Após clicar em “continuar”, selecione a opção “CCS” e, após concordar com os termos de uso, clique em “gerar relatório”;
  13. Um relatório completo contendo informações sobre contas abertas e encerradas em seu CPF será gerado. Basta clicar em fazer download para poder ler.

Sendo assim, caso haja alguma conta aberta em uma instituição financeira que você desconheça, deverá entrar em contato o mais rápido possível com essa instituição para informar o ocorrido e resolver o problema.

Conclusão

Viu como é bem simples consultar contas bancárias em seu CPF? Basta seguir todos os passos listados nesse conteúdo!

A melhor forma de evitar que alguém faça fraudes em seu nome, é mantendo-se sempre atento. Por isso é sempre importante fazer consultar de tempos em tempos para saber se há alguma coisa de errado.

Outra forma de consultar seu CPF é através do Serasa e Boavista, que são órgãos de proteção ao crédito que fornecem ferramentas para monitorar os seus documentos. Porém, os serviços são pagos.

Por fim, o que achou desse conteúdo? Foi útil para você? Ainda possui uma dúvida? Compartilhe o seu comentário!

Leave a Reply