Como é o desenvolvimento de aplicativos 2021?

Como é o desenvolvimento de aplicativos 2021?

O ramo de desenvolvimento de aplicativos tem se expandido a cada dia devido a um aumento crescente na tecnologia e o interesse maior das pessoas em acessar a internet a maior parte do tempo através de smartphones e tablets.

Por causa disso, fizemos agora este artigo para mostrar um pouco mais de como funciona o desenvolvimento de aplicativos e o que você deve fazer caso deseje ingressar nessa carreira que promete ser promissora nos próximos anos! Confira!

Android – Por que desenvolver para este sistema?

O motivo de optar pelo sistema operacional da Google é muito simples, a quantidade supera em muito os usuários de IOS. Cerca de 95,5% dos brasileiros utilizam Android por aqui e para quem não tem muita experiência técnica em programação, não é indicado que se crie um app híbrido, ou seja, que esteja disponível nas duas plataformas logo de início, pois a manutenção deverá ser imensamente trabalhosa, como você verá no próximo tópico. 

Desenvolvimento de aplicativos – Por que não optar logo de cara pelo híbrido?

A falta de experiência no início pode dificultar para você tratar de atualizações, upgrades, consertos de bugs e manutenção do aplicativo em geral, pois sempre será mais difícil ter que lidar com dois sistemas operacionais e muitas vezes, ao mesmo tempo. Se a sua intenção em um primeiro momento for a monetização, ou seja, lucro na Google Play, aconselhamos que você opte pelo Android, desenvolva um aplicativo funcional e completo primeiro e depois que conseguir bastante sucesso e experiência com ele, migre para o IOS também.

Boas ideias são ótimas, mas por que podem não ser o suficiente?

Infelizmente, de acordo com pesquisas de especialistas recentes, cerca de 58% dos aplicativos disponíveis nas lojas têm menos de mil usuários em todo o país, ou seja, ser bem sucedido no ramo de desenvolvimento de aplicativo não é tão simples como algumas pessoas pensam…Nem sempre as boas ideias se sustentam por si só!

Agora, você também precisa colocar em perspectiva alguns outros fatores para que consiga criar um app bem sucedido. Observe:

1 – Decida qual será seu público-alvo

Trace o perfil específico do seu público, aprenda tudo sobre os gostos, hábitos de comportamento, pois são eles a quem você irá direcionar diretamente suas estratégias de marketing e ações para que se interessem pelas funcionalidades do seu app e tanto adquiram quanto indiquem seus produtos e serviços! 

2 – Pense em um produto realmente relevante

Fazer sentido, se sustentar no mercado. Não adianta, é preciso que o seu produto se destaque em meio a concorrência. Lembrando-se sempre que por mais que seja uma ideia super inovadora, ela precisa ter procura o suficiente para se sustentar no mercado. Só assim ela dará o lucro esperado.

3 – Faça um protótipo para testar

A fim de saber qual o nível de usabilidade do seu app, você deve fazer um protótipo. Assim, é possível ter certeza de que ele está funcionando adequadamente e se estará atingindo plenamente o público-alvo. Aproveite para fazer testes, desenvolver fornecedores e principalmente, recolher feedbacks do que pode melhorar, assim, as chances de fazer um lançamento de sucesso será maior. 

4 – Continue criando atualizações

As atualizações dos aplicativos sempre são muito bem recebidas pelo público. Pesquisas apontam que os feedbacks costumam ser mais positivos quando um app é atualizado frequentemente. Por isso, continue sempre investindo em melhorias, pelo menos uma atualização por mês já é suficiente para manter seu app em alta!

5 – Aposte em marketing de divulgação

Estratégia de marketing é primordial para tornar qualquer produto conhecido no mercado. E com seu aplicativo não é diferente. Divulgue-o por meio das redes sociais em campanhas pagas, não tenha medo de investir inicialmente pensando no retorno que isso dará quando as pessoas estiverem baixando, usando e divulgando o app por aí! Isso pode fazer toda a diferença entre vencer ou fracassar no seu negócio! 

Desenvolvimento de aplicativos – Estratégias de marketing

Use o app marketing para divulgar seu aplicativo nos meios de comunicação e torná-lo conhecido para quando for disponibilizá-lo no Google Play. Faça o seguinte:

Coloque-o em uma posição fácil de encontrar

Ao buscar um app na Play Store, você geralmente o encontra de forma orgânica. Porém, veja mais algumas maneiras que você pode torná-lo fácil de ser encontrado dentro da plataforma:

  • reviews de apps em canais de Youtube e blogs 
  • contato direto com o aplicativo através de redes sociais ou blog próprio
  • links patrocinados nos mercados de busca
  • recomendações de terceiros, como amigos e familiares

Não receie pedir a ajuda de influenciadores

Mesmo que não sejam Youtubers famosos ou celebridades, se o seu app for de qualidade, você pode pedir ajuda de divulgação para algum influencer que seja respeitado na área que ele abrange. Eles são meios de divulgação que passam credibilidade e dependendo do número de seguidores, seu negócio pode ter um alcance imenso de maneira bem rápida!

Que tal conhecer a empresa de desenvolvimento de aplicativos e aprender por meio de Webinars mensais incríveis e plataformas white-labels como criar os seus próprios aplicativos e investir na carreira dos seus sonhos?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.