Como estudar a disciplina de Direito Ambiental?

Como estudar a disciplina de Direito Ambiental?

Para obter bons resultados nas provas, dedicação e foco são mais importantes que decorar as leis.

O Direito Ambiental é um ramo do direito que será estudado por alunos da área jurídica, de meio-ambiente e por quem irá prestar algum concurso público, como o Concurso para Juiz Federal. Independentemente de qual seja a prova, é preciso se dedicar para obter um bom resultado. Para isso, os estudos são os melhores aliados, com uma rotina de leituras e testes simulados.

Você precisa aprender mais sobre Direito Ambiental? Veja dicas para estudar o conteúdo e ter um bom rendimento na disciplina.

Aposte nas plataformas online

Quando o objetivo de estudar Direito Ambiental envolve provas de concurso público, uma boa ideia é usar as plataformas online. Você irá encontrar espaços com cursos completos, dedicados exclusivamente a este ramo do direito. Com eles, há a praticidade de estudar em casa, no momento em que considerar ideal, além de tirar dúvidas com professores e outros alunos.

Ouça podcasts da área

Os podcasts estão em alta e muitos se dedicam a temas importantes. Inclusive, já são reconhecidos como uma forma de estudos, não apenas de lazer. Pesquise se há algum que explique a área de Direito Ambiental. Podem estar no Spotify e até no YouTube. A dica é válida para quem tem aprendizagem auditiva e para revisar algum conteúdo já lido.

Separe o conteúdo por blocos

Apesar de ser um ramo do direito, muito conteúdo pode ser estudado. Quem vai tentar concursos públicos, pode separar blocos de acordo com o que pede o edital. Agora, se a ideia é se dedicar para uma prova da faculdade, também é possível dividir tudo por partes. A ideia é facilitar e entender onde você tem mais dificuldade.

Selecione uma boa bibliografia

A leitura vai te acompanhar ao longo do preparo para a disciplina. Além das apostilas, é indicado selecionar uma boa bibliografia, de autores da área que discorrem sobre o tema e podem ajudar a assimilar o conteúdo. O objetivo é ler e se desafiar, então, não se assuste se surgirem questionamentos e releia o que achar necessário.

Faça anotações dos temas

Anotações são uma forma de exercitar o cérebro e ajudar a se lembrar do que já foi estudado. Enquanto lê (ou escuta), mantenha um caderno ou folhas em branco por perto. Faça as anotações do que considerar mais importante e das dúvidas que aparecerem. Vale também trabalhar com tópicos e palavras-chave. Além disso, marque nos livros e apostilas trechos importantes. Para isso, use marca-textos ou post-its.

Resolva questões de provas anteriores

Todo estudo pede uma parte prática, por isso, reserve um momento para refazer questões de provas anteriores. Esta dica é útil para os concursos públicos e para os estudantes de cursos superiores. Procure resolver tanto as questões de múltipla escolha quanto as discursivas, mesmo que o teste seja focado em apenas uma delas.

Revise pontos em que você tem mais dúvidas

Depois de muitas leituras e resolução dos primeiros simulados, você vai conseguir identificar onde estão as suas dúvidas e dificuldades. Este conteúdo vai exigir um pouco mais de atenção, então, é válido revisá-lo. Volte às suas anotações, procure explicações das provas resolvidas e converse com professores ou especialistas na área.

Leia as leis, mas não as decore

Um erro comum dos candidatos de concursos públicos é acreditar que precisam decorar as leis para ir bem nas provas. No ramo de Direito Ambiental, você terá contato com diversas delas, mas não precisa conhecê-las integralmente. O ideal é entender o que a lei especificou, até porque as questões das provas visam confundir o candidato, trazendo informações de diferentes leis.

Você percebe como estudar a disciplina de Direito Ambiental é mais fácil do que parece? Tudo é uma questão de organização e dedicação. De qualquer forma, se precisar, peça ajuda a colegas e professores da área.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.